RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FINCH. (J. R.) THE CAPE OF GOOD HOPE. BEING THE OFFICIAL HANDBOOK OF THE CITY OF CAPETOWN.

The Copyright of the Articles and Illustrations in this Volume are in every case strictly reserved. Compiled by J. R. Finch, Town Clerk. Printed by order of the Corporation of the City of Capetown by request of the Cape Peninsula Publicity Association under the direction of the Finance and City Lands Committee for the use of Visitors. City Hall, Capetown, August, 1909.

De 19,3x13,5 cm. Com 220, xliv págs.

Muito ilustrado em extratextos sobre papel couché reproduzindo numerosas fotografias de monumentos, paisagens, obras de arte, edifícios e cenas da vida urbana. Os extratextos numerados no fim do livro contém anúncios comerciais das empresas que participaram no financiamento da publicação.

Encadernação da época, lombada em pele, com nervos. Título e decorações gravadas a ouro. Folhas de guarda em papel de fantasia.

Exemplar preserva as capas de brochura. Com dedicatória ao capitão Vidal, Comandante do África, na frente da folha de guarda, datada Capetown, 19 de Agosto de 1909. Com dedicatória de oferta do Comandante Vidal a Joaquim Fernandes, datada de Lisboa, em 08-08-1919, na folha de rosto. Assinatura de posse ao alto da folha de rosto, com data de 1919. Assinatura igual á que está no alto da folha de rosto oferecendo o livro a M. Eurico em 1933. Dedicatória de oferta do livro a Martha «bisneta do meu pai» datada de 1983, que tinha 3 anos de idade.

Muito valiosa 1ª edição de um guia turístico de grande beleza e qualidade, que foi um dos primeiros a ser publicados na África do Sul.

Está extremamente valorizado com dedicatória a Guilherme A. Vidal, júnior, Comandante do África, navio que transportou o Príncipe Real D. Luís Filipe, na sua viagem oficial às colónias portugueses de África em 1909 e também com as sucessivas dedicatórias que documentam a transmissão do livro entre membros de uma família: «Habent sua fata libeli».

A cidade do Cabo foi pioneira no esforço de promoção publicitária para atrair turistas, tendo organizado em 1908 uma grande gala com múltiplos espectáculos e eventos para tornar a cidade e seus arredores atractivos aos visitantes europeus, nos meses de verão e no ano seguinte publicou esta belíssima obra que apresenta a zona como a Riviera do Sul, com paisagens superiores a Nápoles.

A edição coincidiu com a referida visita de Estado do malogrado Príncipe Português, que contribuiu para os desejos de promoção da cidade e este exemplar foi logo oferecido ao Comandante do navio que transportou D. Luís Filipe.

Referência: 1611PG042
Local: 9-7-C-58


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters