RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79494

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ALMEIDA. (Jorge Filipe de) e Maria Manuela Barroso de Albuquerque. OS PAINÉIS DE NUNO GONÇALVES.

Verbo. Lisboa. 2003.

De 33x25 cm. com 178 págs. Encadernação do editor com sobrecapa de protecção ilustrada. Muito ilustrado no texto a cores e com extratextos desdobráveis sobre papel couché reproduzindo excelentes fotografias dos painéis.

Prefácio de D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa.

Magnífica 2ª edição deste importante contributo para o conhecimento da mais célebre obra da pintura portuguesa, que teve 1ª edição em 2000.  

Obra que defende com novos argumentos a tese que a figura representada nos painéis centrais é o Infante D. Fernando, o Infante Santo, que os painéis estão datados do ano de 1445 e assinados duas vezes por Nuno Gonçalves.

«A questão dos painéis», como é conhecida a vasta polémica que se desenrola desde a descoberta em S. Vicente de Fora em 1882, de uma excepcional obra de pintura portuguesa do século XV, apaixona os especialistas e a opinião pública até aos nossos dias, levando a cenas de pugilato, falsificação de documentos e suícidos. Apesar do aprofundamento do conhecimento dos aspectos materiais e artísticos da obra, a impossibilidade de determinar a sua origem e a intenção com que foi realizada, por falta de provas documentais, renova periódicamente as polémicas, não existindo acordo sobre nenhuma das múltiplas questões a considerar.


Temáticas

Referência: 1612PG016
Local: I-29-B-7

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters