RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



TEIXEIRA, Frei Domingos. VIDA DE D. NUNO ALVARES PEREYRA,

SEGUNDO CONDESTAVEL DE PORTUGAL, CONDE DE OUREM, ARRAYOLOS, E BARCELLOS, MORDOMO MOR DE ElRey D. Joaõ o Primeiro; Senhor Donatário das Villas de Valença, Basto, Bouças, Baltar, Penafiel, Castello de Piconha, Portello, Chaves, Barrozo, Monte Alegre, Ribeyra de Penna, Louzada, Payva, Almada, Alvayazere, Rabaçal, Charneca, Porto de Moz, Rio mayor, Villaviçosa, Borba, Estremoz, Évora monte, Portel, Montemor o Novo, Souzel, Alter do Chaõ, Monsaraz, Villa de Frades, Vidigueyra, Villa Ruiva, Landroal, Monforte, Loulé, &c. PROGENITOR DA CASA REAL, Pela Sereníssima de Bragança, em Portugal, ascendente das de Castella, França, Áustria, Saboya, e dos mais dos Monarcas, Soberanos, Príncipes, Potentados, Senhores, e illustres famílias da Europa. NOVAMENTE COMPOSTA PELO M. R. PADRE FR. DOMINGOS TEIXEYRA, Religioso Eremita de Santo Agostinho, OFFERECIDA A’ MAGESTADE DE ELREY D. JOAÕ V. NOSSO SENHOR. LISBOA OCCIDENTAL, NA OFFICINA DA MUSICA. M. DCC. XXIII. [1723]. Com todas as licenças necessárias, & Privilegio Real. Vende-se na mesma Officina na rua dos Gallegos.

In fólio 30,7x22 cm. com [xx], 756 págs.

Encadernação da época inteira de pele com ferros a ouro na lombada e título gravado a ouro em rótulo vermelho. Corte das folhas levemente carminado.

Folha de rosto impressa a preto e vermelho e com florão ornamental. Texto impresso sobre papel de linho muito alvo, com belos caracteres redondos, ornamentado com cabeções com as armas reais de Portugal e com motivos alegóricos, ou formados por conjuntos de vinhetas. Tem também belas iniciais decoradas com motivos alegóricos e vegetalistas e florões de remate muito elaborados.

Exemplar com assinaturas de posse manuscritas na folha de anterrosto e de rosto «Do Conego Gaspar Leitão de Figueiredo». Leves manchas que se tornam maiores na parte final a partir de página 697. Pico de traça no festo entre páginas 69 e 218.

Folhas preliminares sem numeração contêm dedicatória a D. João V, Prologo, Licenças com censuras da Ordem por Frei Álvaro Pimentel, Frei Miguel de Santa Maria e Frei Luís Ferreira, do Santo Ofício por Frei Manuel Guilherme, Frei João Baptista Troiano, do Ordinário pelo P. D. António Caetano de Sousa e do Desembargo do Paço pelo P. D. José Barbosa. A última folha está em branco. As páginas numeradas de 1 a 741 incluem a biografia dividida em seis livros, a página 742 está em branco e as páginas 743 a 756 contêm um índice alfabético. 

Rara 1ª edição da melhor biografia do Condestável Santo Nuno Álvares Pereira, sendo o autor considerado um clássico de primeira ordem com estilo puro e claro, um expoente da prosa barroca com influências de Jacinto Freire de Andrade. Teve 2ª edição em 1749.

Fr. Domingos Teixeira, (Celorico de Basto 1675? – 1726) Professou a regra de Santo Agostinho no convento da Graça de Lisboa em 1695 e foi Sacristão mor do convento da Penha de França. Escreveu também uma biografia de Gomes Freire de Andrade, Governador e Capitão general do Brasil.

Monteverde, 5321.

Inocêncio II, 199.

Barbosa Machado I, 716.

Referência: 1612PG058
Local: M-3-D-1


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters