RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79495

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FOTOGRAFIA – SÉC. XX - PALÁCIO DAS COLÓNIAS - FOTOGRAFO F. A. MENDES.

1ª EXPOSIÇÃO COLONIAL PORTUGUESA. PORTO. JUNHO DE 1934.

Fotografia a p/b em formato de 36x49 cm (assente sobre cartolina na dimensão de 53x63 cm).

Imagem impressa sobre papel fotográfico brometo mate com tonalidade ligeiramente sépia.

Representa o Palácio de Cristal do Porto transformado no pavilhão central desta exposição denominado «Palácio das Colónias».

A fachada efémera revestindo o Palácio de Cristal em Arte Deco, projectada pelo engenheiro Henrique Mouton Osório, foi decorada com baixos-relevos, encimado por uma bandeira hasteada (a Bandeira do Império), e em frente encontra-se um obelisco ao «Esforço Colonizador Português.

Fotografia profissional com excelente definição gráfica e possivelmente obtida com uma câmara de grande formato. Apresenta um ligeiro dano com falta do canto superior direito; recuperável e sem perda de conteúdo panorâmico. No topo as armas de Portugal. Na base sustentando esse bloco, seis figuras simbolizando o esforço colonizador representando a Mulher, o Missionário, o Militar, o Comerciante, o Médico e o Agricultor. A cada face do poliedro associou o escultor uma figura de austeras linhas, alegórica das virtudes da Grei e dos agentes na empresa mais essenciais: a mulher, o soldado, o missionário, o pioneiro, o colono, o cientista, o médico, agrónomo, o veterinário; e ainda os nomes que durante meia centena de colonizadores e colonialistas: Rebêlo da Silva, Teixeira de Sousa, Serpa Pinto, Silva Pôrto, Roberto Ivens, Hermenegildo Capêlo, Mousinho de Albuquerque, e outros.

O Director-Técnico (Comissário) da Exposição foi Henrique Carlos Galvão (1885-1970), então um dos militares ligados ao Regime e um dos homens mais conhecedores dos nossos territórios coloniais, tendo sido sido Governador da província de Huíla em Angola (1929), participado na Exposição Colonial de Paris em 1931; e organizador das feiras coloniais de Luanda e Lourenço Marques (1932).


Temáticas

Referência: 1701JC003
Local: Gravureiro Gav. 4-03


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters