RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PIMENTA DE CASTRO. (Coronel Gonçalo Pereira) TIMOR (SUBSIDIOS PARA A SUA HISTÓRIA).

Agência Geral das Colónias. Pelo… Coronel. Divisão de Publicações e Biblioteca. Ministério das Colónias. República Portuguesa. Lisboa. MCMXLIV [1944].

De 22,5x17 cm. Com 223 págs. Encadernação com lombada em pele. Corte das folhas pintado de verde à cabeça.

Muito ilustrado com 26 extratextos sobre papel couché e um mapa do território em folha desdobrável. As ilustrações documentam a construção de edifícios administrativos, os edifícios civis timorenses, os diversos tipos de pessoas e grupos sociais e as suas ocupações, reproduz retratos de vários governadores e os diversos aspectos do sistema de ensino e dos edifícios religiosos.

Valiosa fonte para o estudo da história de Timor da autoria de um militar que governou o território com grande atenção e sensibilidade às especiais características da população.

Faz a história da presença portuguesa em Timor, desse o Século XVI até à situação que se estava a viver na altura da publicação da obra, com a ocupação japonesa do território português.

O autor faz uma breve apresentação da cultura timorense e narra a história da colonização portuguesa dividindo-a em 5 períodos. Do século XVI até 1769, desta data até 1859, o terceiro período até 1894, o quarto período desde a tomada de posse de Celestino da Costa em 1894 até 1910, e o quinto período desde o governo de Filomeno da Câmara até aos governadores do Estado Novo. Num capítulo designado política Imperial do Estado Novo trata dos governadores Mendes Cruz e Álvaro Fontoura. Na conclusão inclui as escassas informações sobre a situação de Timor sob a ocupação Japonesa.

Gonçalo Pereira Pimenta de Castro (1868-1952) oficial do exército da arma de infantaria foi governador interino de Timor, com o posto de capitão, por duas vezes, entre 27-08-1909 e 25-02-1910 e entre 18-08-1911 e 22-01-1913, escreveu várias obras sobre temas coloniais e recebeu elevadas condecorações em reconhecimento dos serviços prestados.

Referência: 1701PG037
Local: FR-3-C-22


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters