RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79492

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CUNHA MORAES. (José Augusto da) AFRICA OCCIDENTAL. ALBUM PHOTOGRAPHICO E DESCRIPTIVO.

[Luanda em Geral, Fortaleza De S. Miguel, Quitandeira e aguadeira, Dongo de Pescadores, Caxito, Rio Dande, Quissamas, Massangano e Muxima, Cambambe, Rio Quanza, etc]. .David Corazzi – Editor. Lisboa. S/d. [1885-1888?].

Formato oblongo. De 21,7x29,2 cm. com 61 fólios.

Encadernação do editor em tela com gravações em ambas as pastas. O título gravado em baixo relevo na pasta anterior e a marca do impressor gravada na pasta posterior. A pasta anterior está decorada com paisagem de Angola enquadrada por ramagens e com os nomes de descobridores, cientistas e exploradores.

Exemplar com falta de 3 fólios.

Obra ilustrada com um conjunto de 40 fotografias impressas pelo processo de fototípia, sobre folhas de papel muito encorpado.

Valioso conjunto que é parte da primeira recolha fotográfica sistemática realizada em Angola, de uma grande qualidade fotográfica e com modernidade de enquadramentos da autoria do melhor foto jornalista português da sua época.

Imprescindível para o estudo da antropologia, da etnografia e da história de Angola.

Exemplar com falta de três folhas no início que corresponderiam à folha de rosto e ao prefácio de Luciano Cordeiro e com a pasta anterior solta. Está no entanto valorizado por conter as folhas com a contextualização e explicação das fotografias, que raramente aparecem.

O autor publicou, separadamente, mais 4 álbuns sobre a África Ocidental:

1º volume: 1885. 2º volume: 1886. 3º volume 1887; 4º volume 1888; cada um com a colação de 64 fóilios

Inclui fotografias de Luanda 1 a 12, Rio Dande 13 a 20, tipos de carregador Bailundo e de mulher pilando milho, 21 e 22, Rio Quanza 23 a 34, tipos de carregadora de azeite, caçadores e músico, 35 e 36, Casengo 37 a 40.

Os clichés deste album foram anteriormente impressos em albuminas que se encontram reunidas por anos em colecções, e com o título: ANGOLA VISTAS E CUSTUMES - AFRICA OCCIDENTAL - ALBUM PHOTOGRAPHICO-LITTERARIO ( vide nossa referência 1803JC001 ).

José Augusto Cunha Morais (Coimbra 1855 – Porto 1933) Um dos maiores fotógrafos portugueses. Desenvolveu actividade em África entre 1877 e 1894 e posteriormente em Portugal, onde se estabeleceu no Porto e foi sócio de Emílio Biel, dirigindo a secção de publicações desta casa e colaborando entre muitas outras edições na célebre obra «A Arte e a Natureza em Portugal». Recebeu inúmeros prémios, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em 1884, 1885 e 1886.

Ver: Sara Silva In: fotojornalismo13 wordpress com


Temáticas

Referência: 1701PG043
Local: M-15-B-23

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters