RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79492

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PEREIRA DE FIGUEIREDO. (António) DEMONSTRAÇÃO, THEOLOGICA, CANONICA, E HISTÓRICA

DO DIREITO DOS METROPOLITANOS DE PORTUGAL PARA CONFIRMAREM, E MANDAREM SAGRAR OS BISPOS SUFFRAGANEOS NOMEADOS POR SUA MAJESTADE: E DO DIREITO DOS BISPOS DE CADA PROVINCIA PARA CONFIRMAREM, E SAGRAREM OS SEUS RESPECTIVOS METROPOLITANOS, TAMBÉM NOMEADOS POR SUA MAJESTADE, AINDA FÓRA DO CASO DE ROTURA COM A CORTE DE ROMA. SEU AUTHOR ANTONIO PEREIRA DE FIGUEIREDO Deputado Ordinario da Real Meza Censoria, e Official de Linguas da Secretaria de Estado dos Negocios Estrangeiros. LISBOA NA REGIA OFFICINA TYPOGRAFICA. Anno MDCCLXIX. (1769). Com Licença da Real Meza Censoria.

In 4º de 22,4x18,2 cm. com xliv, [iv], 474 págs. Encadernação da época inteira de pele com ferros a ouro na lombada, por casas fechadas. Cansada e com defeitos, falta de pele na coifa e furos na lombada. Cortes das folhas marmoreados.

Impressão sobre papel de linho de elevada qualidade em caracteres itálicos na dedicatória, resumos das proposições e nas citações e em caracteres redondos em todo o restante texto. Ornamentada com marca do impressor, na folha de rosto (escudo com as armas do Reino), inicial decorada e florões de remate.

Tem dedicatória ao Arcebispo Primaz de Braga, D. Gaspar de Bragança, filho ilegítimo de D. João V, prefácio e «Index das proposições, e doutrinas que se comtêm por toda esta Obra.» 

Exemplar com assinatura de posse no verso da folha de rosto: «António de Figueiredo e Lacerda – 300». Tem leves manchas de humidade na parte superior das folhas.

Obra dividida em 16 proposições, cada uma com provas e exemplos, destinada a fundamentar e dar publicidade ao desejo do Marquês de Pombal de aprofundar o domínio exercido pela Coroa sobre a igreja, destruindo o seu carácter de organização internacional por meio da limitação dos poderes do Papa, concedendo aos bispos a capacidade de sagrarem outros bispos sem qualquer intervenção de Roma.

Para defender a sua posição, recorre a uma vasta erudição, baseando-se na sua interpretação de textos da Sagrada Escritura, de S. Cipriano, de S. João Crisóstomo, de S. Leão Magno, de vários Concílios e de numerosos teólogos dos séculos XIV a XVII.

António Pereira de Figueiredo (Mação, 1727 – 1799) da Congregação do Oratório de Lisboa, da qual saiu em 1769 para o estado de Presbítero secular. Foi deputado da Real Mesa Censória, Sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa e considerado um dos maiores latinistas da Europa no século XVIII, tornou-se célebre pelos seus escritos teológicos, muitos deles em defesa da política do Marquês de Pombal, onde se mostra um firme adepto do episcopalismo, formulado por B. Van Espen e Justinus Febronius. Actualmente é no entanto mais conhecido por ser o autor da segunda tradução da Bíblia em Português, que foi o texto mais usado desde o fim do século XVIII ao início do século XX.

Ref.: INOCÊNCIO I, 229: "Demonstração Theologica, Canonica e Historica do direito dos Metropolitanos de Portugal para confirmar e mandar sagrar os Bispos suffraganeos nomeados por Sua Magestade. Lisboa, na Reg. Off. Typ. 1769. 4.o de XLVII-474 pag,.


Temáticas

Referência: 1701PG077
Local: M-5-B-5


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters