RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FORJAZ DE SAMPAIO. (Albino) WHY I AM PROUD OF BEING PORTUGUESE.

A translation by M. de Nascimento. Société Générale d’ Imprimerie et d’Édition. Paris. 1926.

De 25x20 cm. com 109, [v] págs. Brochado.

Capas de brochura lisas cobertas por sobrecapa com título a negro e vermelho e as armas de Portugal do tempo da Monarquia.

Edição de luxo impressa com belos caracteres redondos sobre papel de linho muito encorpado e com grandes margens.

Exemplar com dedicatória do tradutor a António José de Almeida, 6º Presidente da Republica de 1919 e 1923, datada de Tânger 12 de Outubro de 1926.

Mário de Nascimento era Conselheiro da Legação Portuguesa em Tânger e na nota do tradutor explica que decidiu traduzir esta obra a pensar em todos aqueles portugueses e descendentes de portugueses que não conhecendo a língua, mesmo assim nutriam um sentimento de amor por Portugal.

Primeira tradução para línguas estrangeiras de uma obra muito popular e que tinha sido editada, pela primeira vez, neste mesmo ano de 1926.  

Obra característica de um sentimento de patriotismo criado e muito cultivado pelos Republicanos, a que o Estado Novo aderiu depois. 

Importante para estudar as mentalidades em Portugal no fim da Republica e início da formação do Estado Novo.

Albino Forjaz de Sampaio (Lisboa 1884-1949) jornalista e escritor foi autor de inúmeras obras literárias claramente divididas em duas fases. Na primeira cultiva um estilo coloquial e pretende chocar na escolha dos temas e na forma de os abordar, sendo característica desta fase a obra «Palavras cínicas» publicada em 1905. Cerca de 1920 inicia-se a segunda fase da obra de Forjaz de Sampaio em que se torna um bibliófilo notável, escreve, entre outras obras, importantes estudos sobre Camilo e o Teatro Popular e obras de tom patriótico como o «Porque me orgulho de ser português».

Referência: 1702PG058
Local: 9-17-F-18


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters