RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SILBERT. (Albert) LE PORTUGAL MÉDITERRANÉEN A LA FIN DE L’ ANCIEN RÉGIME. XVIII-DÉBUT DU XIX SIÈCLE.

Contribuition á l"histoire agraire comparée. École Pratique des Hautes Études-VI section Centre de Recherches Historiques. Les Hommes et la Terre XII. S. E. V. P. E. N. Paris. 1966.

2 Volumes de 25x16 cm. com 1215 págs. Encadernação com lombada e cantos em pele.

Ilustrado com cartas geográficas uma delas um extratexto desdobrável. Os dois volumes têm numeração corrida.

Texto da tese de Doutoramento entregue na Sorbonne em Abril de 1964.

Contém, no 1º volume, prefácio, uma desenvolvida relação de fontes manuscritas e impressas, extensa bibliografia, as duas com comentários e uma introdução; o 2º volume contém as ilustrações, lista com a localização das vilas e das paróquias, índice geográfico, índice de autores, de obras anónimas, de personagens e índice geral.

1ª Edição de uma obra magistral e fundamental para o conhecimento do Alentejo e da parte sul da Beira Baixa, que inova no conhecimento existente anteriormente sobre as formas e estruturas ligadas ao aproveitamento rural dos solos, tanto no período que consta do título como para épocas mais recuadas, devido à extensão das investigações conduzidas pelo autor.

É obra muito valiosa também pela constante relação entre história e geografia que é feita ao longo do texto devido ao autor ter sentido, justamente, que era necessário conhecer a geografia para melhor fundamentar a investigação histórica.

Albert Silbert (1915-1996) foi um historiador francês autor de numerosos e importantes estudos sobre as questões agrárias em Portugal no início do Século XIX e sobre a geografia humana portuguesa.

Referência: 1703PG072
Local: M-2-D-3


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters