RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VIEIRA BAIÃO. (Domingos) ELEMENTOS DE GRAMÁTICA GANGUELA.

Idioma falado na região do Cubango Província de Angola. Segundo os estudos do Ver. Pe. L. Lecomte. Coligidos e coordenados pelo Pe. … Missionário S. Sp. Centro de estudos Filológicos. Lisboa. S. d. [1939].

De 22,5x15,5 cm. com 210 págs. Brochado. Ilustrado com fotografias da inauguração da ponte sobre o rio Cubango, pelo General Norton de Matos, de diversos aspectos dos costumes, do trabalho, da arte, do vestuário dos ganguelas, com fotografias de cerimónias religiosas e do primeiro presbítero de origem ganguela, o P. António Abel Maiambi Pinho e da respectiva família.

1ª edição editada com o patrocínio do Instituto para a Alta Cultura.

Inclui um quadro comparativo da língua ganguela com os seus dialectos e línguas limítrofes em folha desdobrável, nas páginas 203 e 204.

A gramática está dividida em 4 partes: fonética, morfologia, semântica e sintaxe com muitos exemplos e textos bilingues.

Inclui também o ganguela prático ou guia de conversação, que foi publicado em separata em 1919 e é da autoria do P. João Ninguém com o auxílio do interprete Marcos Tyavana. É igualmente dividido em 4 partes: o homem, a família, a natureza e a sociedade.

Valioso instrumento de trabalho para o estudo da língua ganguela, que mantém toda a sua actualidade e serve também como fonte para o estudo das missões católicas em Angola, o estudo do desenvolvimento do clero de origem angolana e dos costumes e da sociedade ganguela.

O Padre Domingos Vieira Baião foi missionário em Angola durante 25 anos.

Referência: 1703PG077
Local: 8-10-E-5


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters