RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BOSSIO. (Francisco de Paula) VIDA PRODIGIOZA, E PORTENTOSOS MILAGRES DO GLORIOZO THAUMATURGO S. FRANCISCO DE PAULA,

FUNDADOR DA ORDEM DOS MINIMOS, Em que se referem os progressos do seu Instituto, e se dá huma summaria noticia das suas Provincias, e Conventos: E também dos Varoens mais distinctos em virtude, e letras, que nelles floreceraõ: Extrahida dos Escritores da Vida do mesmo Santo. OBRA POSTHUMA COMPOSTA PELO REVERENDISSIMO PADRE MESTRE FR. FRANCISCO DE PAULA BOSSIO, Lente Jubilado na Sagrada Theologia, e Vigario Geral, que foi dos Religiozos Minimos nestes Reinos de Portugal. DADA Á LUZ PELO REVERENDISSIMO PADRE FR. THOMAZ DE AQUINO, Pregador Jubilado, e actual Vigario Geral nos mesmos Reinos. E DEDICADA Á MUITO ALTA, E MUITO PODEROZA SENHORA D. MARIANNA VICTORIA, RAINHA MÃI, NOSSA SENHORA. LISBOA. Na Officina de Antonio Rodrigues Galhardo, Impressor da Real Meza Censoria. Anno 1779. Com licença da mesma Real Meza.

In 8º de 20,5x14,5 com [xvi], 614, [ii], vii, [vi] págs. Ilustrado com gravura representando o santo desenhada por Vieira Lusitano e gravada por Gerónimo Gil. São poucos os exemplares com gravura, que não é referida por Inocêncio, nem na Porbase. 

Encadernação da época inteira de pele com nervos e ferros a ouro na lombada.

Cortes das folhas carminados.

Bela impressão em caracteres itálicos e diversos tipos de redondos, com a dedicatória impressa toda em caracteres itálicos, adornada com um cabeção gravado e inicial decorada.

Exemplar com anotação manuscrita na frente da folha de guarda.

As páginas preliminares contêm a dedicatória, o prólogo e a protestação do autor. As páginas finais incluem uma grande folha desdobrável com um esquema genealógico das províncias da Ordem dos Mínimos, o índice dos capítulos e as erratas.

Biografia muito pormenorizada, que contém a história desta ordem religiosa em Portugal e descrições dos conventos existentes no país. 

O autor era natural de Espanha e exerceu, em Portugal, o cargo de Vigário Provincial, entre 1744 e 1764. São desconhecidas as datas de nascimento e de óbito e dados biográficos.

Fontes para o estudo da santidade em Portugal na Época Moderna. Faculdade de Letras do Porto. 2013. Págs. 17.

Inocêncio III, 21. Não regista a gravura. Afirma: «Cumpre aqui observar, que n'este livro se encontram por appendice as unicas noticias que ha escriptas ácerca da introducção da referida ordem em Portugal, e dos seus progressos e fundações durante o tempo da sua existencia n'este reino. E n'este sentido parece que tem de accrescentar-se á Bibliogr. Hist. do sr. Figaniere».

Referência: 1703PG105
Local: M-5-B-4


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters