RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PASTORAL DO BISPO DE TROYES SOBRE A IMPRESSÃO DE MÁOS LIVROS,

E NOMEADAMENTE SOBRE A NOVA EDIÇÃO DAS OBRAS COMPLETAS DE VOLTAIRE E DE ROUSSEAU. TRADUZIDO EM PORTUGUEZ POR **** COIMBRA. NA REAL IMPRENSA DA UNIVERSIDADE. 1823.

In 4º de 21,5x15,7 cm. com viii, 38 págs. Brochado.

As páginas preliminares contêm um prefácio do tradutor com uma nota biográfica do autor, que tem um erro na data de nascimento.

1ª Edição desta tradução que foi publicada novamente em 1825. 

Exemplar tem entre as páginas 16 e 17 uma carta de Augusto Nunes Corrêa datada da Covilhã a 26 de Novembro de 1872.

As pastorais são comunicações dos bispos aos fiéis da sua diocese no exercício do seu múnus de ensinar e divulgar a palavra de Deus.

Esta pastoral foi escrita em 1821 por ocasião do anúncio da publicação de uma edição das obras completas de Voltaire e Rosseau e está escrita em estilo brilhante e de carácter oratório. O autor afirma «O que se acha nas obras destes … he um plano de ataque, sustentado com tanta perfídia, como audácia, contra o Throno e o Altar; he a impudência das mentiras, que só pela das blasfémias póde ser excedida; he o pudor indignamente enxovalhado, e a Magestade do Culto Santo calcada aos pés.»

Importante fonte para o estudo de uma questão polémica ainda hoje actual.

Étienne Antoine de Boulogne, (Avinhão 1747 – Paris 1825) Bispo de Troyes de 1808 a 1825, foi perseguido e preso durante a Revolução Francesa e em especial durante o Terror e depois por Napoleão, a quem apoiou por um curto período a seguir à Concordata de 1801. Distinguiu-se como escritor sendo as suas obras publicadas em 1827, em 8 volumes.

Referência: 1704PG005
Local: 8-14-C-218


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters