RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BRAGANÇA. (D. Carlos de, Rei de Portugal). PESCAS MARÍTIMAS: I. - PESCA DO ATUM NO ALGARVE EM 1898.

Por D. Carlos de Bragança (avec un résumé en français) Resultados das investigações scientificas feitas a bordo do Yacht 'Amelia' e sob a direcção de D. Carlos de Bragança. [Com] Tres estampas e oito mapas. Imprensa Nacional Lisboa. 1899.

In fólio (de 38x28 cm) com 104 pags.

Brochado, deve ser encadernado ou acondicionado em caixa de transporte.

Profusamente ilustrado com 8 mapas em extratexto mostrando as marchas do atum (escalas milimétricas das suas rotas de entrada e de saída) em vários momentos da época piscatória, e as suas capturas de frente e de revés nestas rotas, com a quantidade de arribadas estatisticamente calculadas (escalas milimétricas) em cada dia da faina e repartidas pelos sectores da linha costeira.

Exemplar da tiragem geral não numerada, e acompanhado de uma carta do secretário do Rei, timbrada do Palácio das Necessidades.

Junto com o 2º volume publicado em 1904:

ICHTHYOLOGIA: II. ESQUALOS OBTIDOS NAS COSTAS DE PORTUGAL DURANTE AS CAMPANHAS DE 1896-1903. Por D. Carlos de Bragança. RESULTADOS DAS INVESTIGAÇÕES SCIENTIFICAS FEITAS A BORDO DO YACHT «AMELIA» E SOB A DIRECÇÃO DE D. CARLOS DE BRAGANÇA.Texto em portuguez e francez. 2 estampas. Imprensa Nacional. Lisboa. 1904.

In fólio (de 39x28 cm). Com 107, [3], [4] pags.

Brochado, deve ser encadernado ou acondicionado em caixa de transporte.

Ilustrado com 2 quadros da distribuição batimétrica dos esqualos; 2 gravuras com os detalhes de um esqualo com a nomenclatura em francês e português; e com 2 gravuras (litografias coloridas) com a representação de 3 esqualos e dos seus detalhes morfológicos, nomeadamente: Odontaspis nasutus, Bragança (n.sp); Etmopterus spinax, (Linnaeus); e Etmopterus pusillius, (Lowe).

Exemplar com dedicatória e assinatura do Rei D. Carlos na folha de anterrosto, datada de Lisboa, 1904.

O exemplar apresenta-se: por aparar; com os cadernos soltos; com fortes vestígios de humidade, (sobretudo nas capas de brochura); e com leve dano na coloração da litografia de um esqualo (no entanto recuperável).

A obra descreve cada espécimen de esqualo encontrado em todas as campanhas oceanográficas, pelo que as fichas completas por espécie foram acrescentadas sucessivamente de cada espécimen em cada lance e em cada campanha, podendo em alguns casos chegar a mais de 10 entradas, ou capturas, por espécie.

Nota: Na página 95 desta obra existe a descrição/das capturas (ficha Nº 31) do Echinorhinus spinosus (Blainville 1816, e Gmelin), ou Peixe Prégo, com 1,75 de comprimento, cujo exemplar que se encontrava no Museu de Lisboa é menccionado por Barboza du Bocage & Brrito Capello.

Referência: 1710JC019
Local: M-2-B


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters