RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79493

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BRAGANÇA. (D. Carlos de, Rei de Portugal). PESCAS MARÍTIMAS: I. - PESCA DO ATUM NO ALGARVE EM 1898.

Por D. Carlos de Bragança (avec un résumé en français) Resultados das investigações scientificas feitas a bordo do Yacht "Amelia" e sob a direcção de D. Carlos de Bragança. [Com] Tres estampas e oito mapas. Imprensa Nacional Lisboa. 1899.

In fólio (de 38x28 cm) com 104 págs.

Brochado, deve ser encadernado ou acondicionado em caixa de transporte.

Profusamente ilustrado com oito mapas em extratexto mostrando as marchas do atum (escalas milimétricas das suas rotas de entrada e de saída) em vários momentos da época piscatória e as suas capturas de frente e de revés nestas rotas, com a quantidade de arribadas estatisticamente calculadas (escalas milimétricas) em cada dia da faina e repartidas pelos sectores da linha costeira.

Exemplar da tiragem geral não numerada e acompanhado de uma carta do secretário do Rei, timbrada do Palácio das Necessidades.

Junto com o 2º volume publicado em 1904:

ICHTHYOLOGIA: II. ESQUALOS OBTIDOS NAS COSTAS DE PORTUGAL DURANTE AS CAMPANHAS DE 1896-1903. Por D. Carlos de Bragança. RESULTADOS DAS INVESTIGAÇÕES SCIENTIFICAS FEITAS A BORDO DO YACHT «AMELIA» E SOB A DIRECÇÃO DE D. CARLOS DE BRAGANÇA.Texto em portuguez e francez. 2 estampas. Imprensa Nacional. Lisboa. 1904.

In fólio (de 39x28 cm). Com 107, [3], [4] págs.

Brochado, deve ser encadernado ou acondicionado em caixa de transporte.

Ilustrado com dois quadros da distribuição batimétrica dos esqualos, duas gravuras com os detalhes de um esqualo com a nomenclatura em francês e português e com duas gravuras (litografias coloridas) com a representação de três esqualos e dos seus detalhes morfológicos, nomeadamente: Odontaspis nasutus, Bragança (n.sp), Etmopterus spinax, (Linnaeus) e Etmopterus pusillius, (Lowe).

Exemplar com dedicatória e assinatura do Rei D. Carlos na folha de anterrosto, datada Lisboa, 1904.

O exemplar apresenta-se por aparar, com os cadernos soltos, fortes vestígios de humidade, (sobretudo nas capas de brochura) e com leve dano na coloração da litografia de um esqualo (no entanto recuperável).

A obra descreve cada espécime de esqualo encontrado em todas as campanhas oceanográficas, pelo que as fichas completas por espécie foram acrescentadas sucessivamente para cada espécimen, em cada lance e em cada campanha, podendo, em alguns casos, chegar a mais de 10 entradas, ou capturas, por espécie.

Nota: Na página 95 desta obra existe a descrição das capturas (ficha Nº 31) do Echinorhinus spinosus (Blainville 1816, e Gmelin), ou Peixe Prego, com 1,75 m de comprimento, cujo exemplar que se encontrava no Museu de Lisboa é mencionado por Barboza du Bocage & Brito Capello.


Temáticas

Referência: 1710JC019
Local: M-2-B-05


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters