RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PRIMEIRAS Constitvições Sinodaes do Bispado d’Elvas

Feitas & ordenadas pello Illustrissimo & Reuer. mo Senhor Dom Sebastiaõ de Mattos de Noronha Quinto Bispo d’Elvas & do Cons.º de sua Mag.de.

Seguido de: RELAÇÃO DO BISPADO DE ELVAS. COM HVM MEMORIAL DOS Senhores Bispos que o gouernaraõ. COMPOSTA PELO DOVTOR António Gonçalues de Nouais Cónego Penetenciario na Sé da mesma Cidade, & escriuaõ da Camera do Bispado. EM LISBOA. Com as licenças necessarias. Por Lourenço CraesbeecK Impressor delRey. Anno Dñi. M.DC.XXXV. [1635].

In fólio de 29,2 x 19,5 cm. Com (xi), 215, (i), 35 fólios.

Encadernação da época inteira de pele, cansada, com nervos e ferros a ouro na lombada.

Ilustrado com um magnífico frontispício arquitectónico gravado por I. de Courbes e contendo as efigies dos bispos de Elvas que antecederam D. Sebastião de Noronha que se encontra retratado no meio da página.

A Relação do Bispado com o Memorial dos Bispos apresenta à cabeça de cada biografia os brasões de cada um dos Bispos de Elvas gravados pelo mesmo I. de Courbes e por Bautista.

Exemplar com ex-libris manuscrito da proveniência da Biblioteca do Colégio das Artes, dos Jesuítas, em Coimbra: «Applicado ao Colégio de Coimbra da Comp[anhia] de Jesu / Livraria Públ[ica] do Collegio».Acrescem na folha de guarda 2 ex-libris do século XX.

A obra contém uma descrição geográfica, histórica e arquitectónica das vilas que pertencerão ao Bispado, destacando-se  Olivença em primeiro lugar, e seguindo-se Campo Maior, Ouguela, Barbacena, Monforte, Cabeça de Vide, Alter Pedroso, Alter do Chão, Vila de Seda, Vila de Fronteira, Vila de Veiros, Alandroal, Juromenha, Vila Boim e Vila Fernando.

Inocêncio II, 417. «CONSTITUIÇÕES (PRIMEIRAS) SYNODAES DO BISPADO D"ELVAS. Feitas e ordenadas pelo Ilmo. e Revmo. Sr. D. Sebastião de Mattos de Noronha, quinto Bispo d"Elvas, e do conselho de Sua Magestade. - Este titula acha se no alto de uma portada primorosamente gravada a buril, tendo no centro o retrato do arcebispo Noronha de meio corpo, e em medalhas pendentes das colunas laterais os bustos dos seus quatro antecessores. Não têm rosto impresso, mas consta ser a edição feita em Lisboa, por Lourenço Craesbeeek 1635. fol. de 180 folhas numeradas na frente, em que se compreende também o índice e repertorio. Continuando a numeração de fol. 181 até 216, vem o Regimento dos Officiaes do Auditorio Ecclesiastico do Bispado: - E no fim deste costuma, em todos os exemplares que tenho visto, andar junta a Relação do bispado d"Elvas pelo Cónego António Gonçalves de Novaes, de que já fiz menção no tomo I, n.° A, 746. Estas Constituições (de que Monsenhor Ferreira Gordo teve na sua livraria três exemplares, comprados pelos preços de 8:000, 7:200, e 4:000 réis) foram não sei como, ou porque, omitidas no chamado Catalogo da Academia. Há as nas Bibl. Nac., e do extincto convento de Jesus, e eu possuo d"ellas um bello exemplar.

D. SEBASTIÃO DE MATTOS DE NORONHA, Clerigo secular, Doutor em Canones pela Universidade de Coimbra, Bispo de Elvas, e depois Arcebispo de Braga, etc. - Sendo preso na fortaleza de S. Julião da Barra a 28 de Julho de 1641, como um dos cabeças da conspiração tramada contra a pessoa d"el rei D. João IV, com o fim de sujeitar novamente Portugal ao domínio de Castela, morreu, passados meses, ao que parece consumido de desgosto, não só pela desgraça própria, mas pela dos indivíduos que consigo arrastara á perdição. - E. ou publicou: 123) Constituições synodaes do bispado d"Elvas, etc. Foram as primeiras que teve o dito bispado, pois que até aquele tempo se governava pelas de Evora.”

First Constitution of the Bishop of the city of Elvas.

Binding: contemporary full calf gilt at spine and raised bands.

Ownership title from the College of the Jesuits next to the University of Coimbra.

Magnificent architectural engraved frontispiece by Courbes, illustrated with the coat-of-arms of the Bishops of Elvas.

The work contains a description of the villages that belong to the Bishop’s jurisdiction, particularly the city of Olivenza. Frontispiece with the portrait of Archbishop Noronha, and lateral columns and medals pending the busts of his four predecessors. These Constitutions were the first because previously the local church was ruled by the archbishop of Évora.

Referência: 1710JC020
Local: M-5-A-9


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters