RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



DIAS AZEDO. (Mathias José) ENCADERNAÇÃO ARTÍSTICA ARMORIADA DA CASA REAL- SÉC. XVIII - ARCHITECTURA MILITAR DE ANTONI.

TRADUZIDA DO ITALIANO, para se explicar na Academia Real de Fortificação, Artelharia, e Desenho, DEDICADA AO SERENISSIMO SENHOR D. JOAÕ PRINCEPE DO BRASIL. POR MATHIAS JOSE' DIAS AZEDO, Capitaõ de Infantaria, com exercicio de Engenheiro, e Lente do primeiro anno da sobredita Academia. TOMO I. [e único publicado]. Em que se trata da Fortificação Regular, LISBOA: Na Typographia Regia Silviana, ANNO M.DCC.LXXXX. [1790].

In 8º (de 17,5x11 cm) com [14], 272, [8] págs. Encadernação artística da época inteira de marroquim vermelho, com finos ferros a ouro rolados nas pastas e na lombada, e com super-libris armoriado (escudo com as armas reais de D. Maria I) em ambas as pastas.

Corte de folhas dourado e lavrado a buril. Folhas de guarda em papel decorativo da época. Belo exemplar em papel de linho encorpado, muito alvo e sonante.

Ilustrado com 23 estampas desdobráveis extratexto.

Este único volume publicado da obra de Dias Azedo, segundo a arquitectura militar de Antoni, poderá resumir de outra forma o que se encontra nos 6 tomos da obra de Pedro Joaquim Xavier, também uma obra muito rara, da qual se conhece apenas um exemplar na Biblioteca da Guarda Nacional Republicana.

A obra de Dias Azedo contém as seguintes partes gerais, nomeadamente: Parte I. Das fortificações dos polígonos regulares. Parte 2. Como e em que parte do corpo da praça se podem acrescentar as defesas. Parte 3. As obras exteriores que se fazem além do grande fosso. Parte 4. Dos desenhos da fortificação. Parte 5. Dos edifícios à prova de bomba. As 23 gravuras apresentam todos os planos para a construção do exterior e do interior destas fortificações em forma geométrica de estrela, introduzidas por Vauban e adoptadas em Portugal por muitos marechais, como por exemplo o Conde de Lippe.

 In 8º (17.5x11 cm) with [14], 272, [8] pp.

Binding: Contemporary full red Morocco, with gilt tools on boards and spine. The royal coat of arms of her Majesty the Queen D. Maria I of Portugal is gold-tooled on both boards.

Gilt chiselled edges. Contemporary decorated endpapers. A beautiful copy printed on thick and very white linen paper.

Illustrated with 23 folded prints hors-text.

This volume of the work of Dias Azedo (the only one published) might be a new summary of the 6 books by Pedro Joaquim Xavier, also a very rare work with only one known copy kept at the Library of the Guarda Nacional Republicana.

The work of Dias Azedo contains the following general parts: Part I. Fortifications of regular polygons. Part 2. How and where within the fortification should defences be added. Part 3. The outside works being made beyond the large moat. Part 4. Drawings of the fortification. Part 5. Boom-proof buildings. The 23 engravings depict all the blue prints to build the outsider and inside of these star-shaped fortifications, introduced by Vauban and adopted in Portugal by many marshals, like for instance the Count of Lippe.

 

Ref.: Sousa Viterbo, in Diccionario Historico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Constructores Portuguezes [...] Lisboa, Imprensa Nacional, 1899, refere o autor (págs. 76 a 78), no entanto não refere esta obra, mas sim a edição da obra de 1796, também impressa na Regia Officina Silviana, com o título: «Compendio militar, escripto segundo a doutrina dos melhores autores, para instrucção dos discipulos da Academia Real de Fortificação, Artelharia e Desenho. [...] Terceira parte que trata dos elementos da Tactica. Lisboa, Na Regia Officina Silviana, 1796; bº gr. de viii-xv-291 págs. As partes primeira e segunda, prometidas para depois, nunca chegaram a aparecer». 

Inocêncio (VI, 160, XVII, 15) menciona a obra. No entanto nem Inocêncio, nem Brito Aranha a viram fisicamente, pelo que atribuem a autoria a outro militar: «Creio ser também sua a traducção de algum, ou alguns dos tomos da Architectura Militar de Antoni, impressa em 1790 para servir de compendio aos alumnos da Academia sobredita. (V. Pedro Joaquim Xavier.)».

Inocêncio VI, 160: «MATHIAS JOSÉ DIAS AZEDO, nascido 1758. Morreu 1821 […] Eis aqui a nota extraída dos assentos que a seu respeito existem na secretaria do Comando Geral do Corpo de Engenheiros […] : Assentou praça aos 22 anos em 11 de Março de 1780. Promovido a primeiro Tenente de infantaria com exercício de engenheiro, por decreto de 2 de Junho de 1783. Capitão com o mesmo exercício em 10 de Dezembro de 1789. Major com o mesmo exercício em 4 de Abril de 1795. Tenente coronel em 4 de Maio de 1800. Coronel em 23 de Maio de 1801, pelo merecimento, inteligência e valor com que se houve no governo e defesa da praça de Campo Maior. Brigadeiro em 3 de Julho de 1801. Marechal de Campo aos 7 de Julho de 1810. Tenente General em 10 de Julho de 1813.» Foi muitos anos Lente da Academia Real de Fortificação; Comandante Geral do corpo de Engenheiros desde 16 de Dezembro de 1810 até o seu falecimento: Inspector do Arquivo Militar em 21 de Fevereiro de 1812: Encarregado da inspecção das Linhas de Defesa da capital [Linhas de Torres] e praça de Peniche em 3 de Junho de 1814, e novamente em 27 de Dezembro de 1816, Membro da Junta do Código Penal Militar, por decreto de 17 de Maio de 1816, servindo até 20 de Fevereiro de 1820, dia em que foi concluído o projecto do mesmo código, mandado pôr em execução por alvará de 17 de Agosto de 1820; Conselheiro da Guerra por decreto de 17 de Dezembro de 1817, Membro do Governo Provisório aclamado em Lisboa em 15 de Setembro de 1820, e depois Secretario da Junta Provisional do Governo Supremo, desde o 1.º de Outubro desse ano até 26 de Janeiro do ano seguinte, Inspector das fortificações do Reino por portaria da mesma Junta do 1.° de Janeiro de 1821. Gozou no seu tempo créditos de muito instruído, não só nos diversos ramos da ciência e profissão militar, mas também nos de belas-letras, e passava por ser muito bom poeta. O que existe porém publicado em seu nome, limita-se ao seguinte: Compendio militar, escripto segundo a doutrina dos melhores auctores, […] Regia Offic. Silviana 1796. […] Creio ser também sua a tradução de algum, ou alguns dos tomos da Architectura Militar de Antoni, impressa em 1790 para servir de compendio aos alunos da Academia sobredita. (V. Pedro Joaquim Xavier.)».

Inocêncio XVII, 15: «Nos papeis da inquisição, relativos ao ano de 1802, devem existir alguns esclarecimentos acerca deste poeta e professor, pois consta que ele, nessa época, por circunstancias que talvez possam avaliar-se bem á vista de seus depoimentos, denunciou-se àquele tribunal como «pedreiro livre». Ainda não pude ver tal processo».

Inocêncio VI, 414 e 415: «PEDRO JOAQUIM XAVIER, Capitão e depois Major do corpo de Engenheiros, Lente da Academia Real de Fortificação, Artilheria e Desenho. E. 295) Architectura militar de Antoni, traduzida do italiano. para se explicar na Academia Real de Fortificação, etc. Lisboa, na Regia Offic. Typ. 1790. 8.º 6 tomos, com estampas. Eis aqui a distribuição das materias comprehendidas n'estes seis tomos: 1.º Fortificação regular. 2.º Ataque e defensa das praças. 3.º Principios fundamentaes da fortificação. 4.° Fortificação irregular. 5.° Fortificação effectiva. 6.º Ataque e defensa de qualquer reducto presidiado, e o mais que diz respeito á construcção, ataque e defensa das fortificacões de campanha. Esta obra, que por mais de quarenta anos serviu de texto nas lições do curso da Academia sobredita, teve ao todo três edições, de que a última foi feita na Imp. Regia, 1818 1819. Creio que nem toda a tradução pertence a Pedro Joaquim Xavier, e que para ela concorreram Mathias José Dias Azedo, e outros lentes que eram da Academia por aquele tempo».

Dias Azedo foi comandante da ppraça forte de Campo Maior durante a invasão espanhola na Guerra das Laranjas


Temáticas

Referência: 1711JC013
Local: M-10-D-19


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters