RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SÃO PEDRO, Frei João de. VIDA DE S. JERONYMO PATRIARCA,

CARDEAL PRESBYTERO, E DOUTOR da Igreja, OFFERECIDA AO SERENISSIMO PRINCIPE DO BRASIL DOM JOSEPH NOSSO SENHOR, E ORDENADA PELO P. M. Fr. JOAÕ DE S. PEDRO, Monge do Real Mosteiro de Belém, Qualificador do Santo Officio, Examinador das Tres Ordens Militares, Consultor da Bulla da Santa Cruzada, Ex-Secretario, e Visitador Geral, Prior dos Mosteiros de S. Marcos, Penha-Longa, e Belem e Geral da Congregaçaõ de S. Jeronimo nos Reynos de Portugal. ORIGEM DO MONACATO BELEMITICO. TOMO I. [Único publicado]. LISBOA, Na Regia Officina SYLVIANA, e da Academia Real. M. DCC. XLIII. [1743].

In fólio (de 29x20 cm) com [liv], 500 (de 502) pags. (Gravura de S. Jerónimo)

Encadernação da época inteira de pele, cansada, com ferros a ouro na lombada e sem folhas de guarda.

Ilustrado com uma magnifica gravura de página inteira muito fresca de São Jerónimo por Miguel le Bouteaux, Lisboa 1743, bem preservada. Apresenta também um belo cabeção com o Brazão de armas reais de D. João V de Portugal, enquadradas por uma profusão de estandartes militares e apetrechos bélicos da autoria do mesmo gravador, também datado do mesmo ano e com uma magnífica capitular gravada com uma vista de cidade em ruínas, no início da dedicatória.  

Exemplar com falta das 2 últimas páginas  (1 fólio) do índice, com vestígios de humidade e de manuseamento, apresentando leves manchas, no entanto sem afectar a gravura.

BNP possui vários exemplares mas não apresenta a colação.

Contém nas páginas iniciais um conjunto de 30 sonetos do autor em louvor de S. Jerónimo. As Licenças têm aprovações de Fr. António de S. Boaventura, Fr. Martinho de Castro, Fr. José Vital, Fr. João da Cruz e de D. Diogo Correia de Sá, Visconde de Asseca   

Inocêncio IV, 5 e 6: «FR. JOÃO DE S. PEDRO (2.º), Monge da Ordem de S. Jeronymo, cujo instituto professou no mosteiro de Belem a 23 de Outubro de 1709. Foi Prior em varios conventos, e Geral da sua Congregação eleito a 20 de Abril de 1739. – N. em Lisboa, a 24 de Março de 1692. Do seu falecimento não achei noticia certa. – E. 1091) Vida de S. Jeronymo, patriarcha, cardeal presbytero, e doutor maximo. Lisboa, na R. Offic. Silviana 1742. fol. de LIV–502 pag., com uma estampa allegorica do sancto, gravada em cobre. – Posto que no frontispicio se lêa tomo I, a obra está comtudo completa. Tenho um exemplar, comprado por 600 réis».

Referência: 1711JC041
Local: M-6-C-3


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters