RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CONSTITUICOENS SYNODAES DO BISPADO DO ALGARVE

NOVAMENTE FEYTAS, E ORDENADAS PELO ILLUSTRISSIMO, E REVERENDISSIMO SENHOR DOM FRÃCISCO BARRETO SEGUNDO DESTE NOME, BISPO DO REYNO DO ALGARVE, E DO CONSELHO DE SUA ALTEZA, PUBLICADAS EM A SYNODO DIECESANA, QUE CELEBROU EM A SEE DA CIDADE DE FARO EM VINTE DOVS DE JANEIRO DE MIL SEISCENTOS, E SETENTA E TRES. EVORA. Com todas as licenças necessarias, na Impressão da Universidade. Anno de M. DC. LXXIV. [1674].

In fólio (de 29x20 cm) com [2]. 24, 86, [1], 554, [98] pags.

Encadernação da época em pergaminho flexível com o título manuscrito na lombada, e vestígios dos atilhos originais. Corte da folhas carminado da época.

Folha de rosto impressa a duas cores com tarja tipográfica em esquadria; texto impresso em folha inteira; indice (nas últimas 98 páginas inumeradas) impresso a duas colunas.

Ilustrado com uma vinheta no inicio do textos do Regimento e do Catálogo apresentando duas cegonhas; e uma vinheta no início do texto das Constituícões com o monograma da Companhia de Jesus; e belas vinhetas de remate do texto com querubins.

Exemplar com título de posse no verso da pasta anterior manuscrito: «Siqueira».

Tratam-se das segundas e últimas Constituições do Bispado do Algarve: as primeiras foram impressas em Lisboa, em 1554.

Inocêncio (II, 98) descreve o exemplar que viu no Convento de Jesus, o qual apresentava os texto encadernado de forma inversa ao nosso exemplar: no final o Livro unico do Regimento do Auditorio Ecclesiastico do Bispado do Algarve (pag. 1 a 88) e no fim o Catalogo dos Bispos do Algarve com 22 páginas:

«Constituições synodaes do Bispado do Algarve: novamente feitas e ordenadas pelo Ill.mo e Rev.mo Sr. D. Francisco Barreto, segundo deste nome, Bispo do Algarve. Publicadas em o Synodo celebrado em Faro a 22 de Janeiro de 1673. Evora, na Imp. da Univ. 1674. fol. de 554 pag. - A que se segue um indice com 98 pag. sem numeração, e depois: Livro unico do Regimento do Auditorio Ecclesiastico do Bispado do Algarve: de pag. 1 a 88. - E no fim, Catalogo dos Bispos do Algarve, que consta de 24 pag. D"esta edição, de que alguns exemplares se venderam em tempo a 4:000 réis, vi tambem um em bom estado de conservação na livraria do extincto convento de Jesus ».

Referência: 1711JC044
Local: M-5-A-10

INEXISTENTE


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters