RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



GARCIA MASCARENHAS. (Brás) VIRIATO TRAGICO

EM POEMA HEROICO.ESCRITO POR BRAS GARCIA MASCARENHAS natural da Villa de Avò na Província da Beyra, & Governador, que foy da Praça de Alfayates na mesma Província. OBRA POSTHUMA. OFFERECIDA AO SERENÍSSIMO PRINCIPE DOM IOAM POR BENTO MADEYRA DE CASTRO. EM COIMBRA, Na Officina de ANTONIO SIMOENS Impressor da Universidade Anno de M. DC. LXXXXIX. (1699)

In 4.º De 19x14 cm. com [16]-780-[3] págs. Encadernação da época inteira de pele, cansada, com nervos e ferros a ouro na lombada.

Exemplar com obliteração de dois ex-líbris na folha de rosto e com os seguintes ex-libris manuscritos nas folhas de guarda anteriores: «Este livro he de Silvestre [...] He de Joze Antonio de Lemos [...] De Luis de Sousa da Cunha. Em mayo de 1728».

1.ª edição postuma, bastante rara. As duas últimas páginas não numeradas apresentam as licenças da obra, entre elas uma dada por Fr. Francisco de Santa Maria.

A obra poética de Garcia Mascarenhas trata da resistência da Lusitânia ao domínio de Roma e das alianças entre os povos da Península Ibérica. Viriato é tratado como o primeiro rei que deu explicitamente um conjunto de leis ao território da Lusitânia, ainda que a expressão lusitanos raramente seja usada, sendo preferida a referência aos Celtas, Vetões e Turdulos. A guerra contra Roma é comparada com a Guerra de Tróia, pelo seu envolvimento e pela sua duração no tempo ao longo de gerações. Surge na obra um poder que domina no interior na península, que se apercebe como a génese da Espanha moderna.

Inocêncio I, 395. BRAZ GARCIA MASCARENHAS, seguiu a profissão militar nas guerras contra Castella depois da restauração de 1640, e foi durante algum tempo Governador da praça de Alfaiates - N. na villa de Avó, proximo á serra da Estrella, em 1596, e ahi faleceu, já retirado do serviço, e depois de uma vida aventurosa e romantica, a 8 de Agosto de

1656. - E. Viriato Tragico em Poema Heroico. Obra posthuma, offerecida ao Serenissimo Principe D. João, por Bento Madeira de Castro, Cavalleiro professo na Ordem de Christo. Coimbra, na Off. de Antonio Simões, 1699. 4.° de XVI 783 pag. - Sahiu em nova edição, Lisboa, na Phenix, beco de Sancta Martha, n.° 129. 1846. 8.º gr. 2 tomos. Esta reimpressão foi feita por diligencia do sr. Albino de Abranches Freire de Figueiredo, do qual é a noticia biographica do auctor, extractada em parte da que acompanhava a edição precedente. É adornada de um retrato de Braz Garcia, e de uma estampa do juramento de Viriato, copiada do celebre quadro de Vieira Portuense.

Os exemplares da primeira edição, que são mui pouco vulgares, corriam pelos preços de 1:440 a 1:920 réis. Eu possuo um magnifico, e outro da segunda edição, pagando por este ultimo 960 réis.

Consta o Viriato Tragico de vinte cantos em outava rima. No sentir de bons criticos merece ser considerado como a nossa primeira epopéa de segunda ordem, e torna se notavel pela boa escolha do assumpto, e dos episodios, pela abundancia de comparações, tão originaes como ingenhosas, e por suas descripções verdadeiramente pictorescas. É dos nossos poemas aquelle em que a parte militar apparece tratada magistralmente, para o que muito concorreu sem duvida a profissão do auctor.

Quanto ao estylo, postoque seguisse as doutrinas adoptadas na escola castelhana, e tenha na realidade alguns conceitos alambicados, e certos trocadilhos proprios do gosto da epoca, está longe de cair nos desvarios em que se despenharam tantos seus contemporaneos.

No artigo relativo a André da Silva Mascarenhas já expuz demonstrativamente os enormes plagiatos que este poeta commetteu, roubando a Braz Garcia os melhores trechos com que pretendeu enriquecer a sua frigida epopea A Destruição de Hespanha.


Temáticas

Referência: 1711JC061
Local: M-9-A-44


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters