RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79706

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PRIMEIRA PARTE [SEGUNDA PARTE e TERCEIRA PARTE] DA HISTORIA DO IMPERADOR CARLOS MAGNO, E DOS DOZE PARES DE FRANÇA,

Traduzida do castelhano em Portuguez, com mais elegancia para a nossa lingua, por Jeronimo Moreira de Carvalho, medico do Partido da Universidade de Coimbra, dos Exercitos da Provincia do Alem-Tejo, e Fysico-Mór da Gente de Guerra do Reino do Algarve. DIVIDIDA EM CINCO LIVROS. Nova Edição. LISBOA, Na Typographia Rollandiana. 1845.

3 volumes encadernados juntos in 8º de 15x10,4 cm com [viii], 253; [ii], 153, [i]; [vi], 145, [vii] págs.

Encadernação da época com ferros a ouro na lombada, com desgaste de manuseamento.

A segunda e a terceira parte têm folhas de rosto próprias mas sem pé de imprensa. A folha de rosto da segunda parte informa que essa parte é oferecida ao Senhor Manuel Correia Vasques, Alcaide-Mór, juiz e Ouvidor da Alfandega do Rio de Janeiro.

As duas primeiras partes são traduzidas Jerónimo Moreira de Carvalho da tradução para espanhol de Nicolau de Piemonte de um original francês.

A terceira parte é escrita por Alexandre Caetano Gomes, flaviense, presbítero do Hábito de S. Pedro.

Exemplar com assinatura de posse de Joaquim Marques [?] na folha de guarda final e de João Fernandes [?] nas duas folhas de guarda, identificando-o como lavrador natural de Alpalhâo e residente no Monte Redondo em 1861.

As páginas preliminares do 1º volume contêm dedicatória a Cristo Crucificado, proémio, sumários de cada livro e as páginas finais, o índice de capítulos. O 2ª volume tem proémio no início e índice dos capítulos no fim e o 3º volume contém dedicatória a António Lopes da Costa, prólogo ao leitor, introdução da história, índice dos capítulos e nas páginas finais sem numeração um catálogo de livros que se vendiam na Casa de Roland, na R. Nova dos Mártires, N.º 10.

Muito rara 7ª edição que não é mencionada por Inocêncio nem consta dos registos da Porbase.

Obra de ficção histórica muito popular e lida, incluída no género dos Romances de Cavalaria.

A 1ª edição foi publicada em 1728, a 2ª edição em 1732, a 3ª em 1750, a 4ª em 1784, a 5ª em 1799, a 6ª em 1814. A obra foi publicada mais 4 vezes no Século XIX e pelo menos uma no Século XX.

Jerónimo Moreira de Carvalho (Estremoz ? - c.1747) Formado em medicina pela Universidade de Coimbra, foi autor de obras da sua especialidade e de duas traduções de outros romances de cavalaria.

Alexandre Caetano Gomes (Chaves 1705 - depois de 1759) presbítero formado em cânones pela Universidade de Coimbra, Cavaleiro da Ordem de Santo Estevão de Florença, é autor de obras de história e de manuais jurídicos.  

Inocêncio III, 271 e X, 132 Não menciona esta edição e refere outras de 1851, 1858 e,1863 impressas por Rolland e uma de 1875 de Matos Moreira & Cia.

Inocêncio I, 29 e VIII, 30 sobre Alexandre Caetano Gomes indica 1750 como 1ª edição da 3ª parte. 


Temáticas

Referência: 1711PG062
Local: 9-23-E-41

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters