RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MONTEVERDE. (Emílio Aquiles) MIMO Á INFANCIA OU MANUAL DE HISTORIA SAGRADA.

Para uso das crianças que frequentão as aulas, tanto em Portugal como no Brasil; Por... Approvado pelo Conselho Geral d' Instrucção publica. Segunda Edição ornada de 100 lindas estampas, representando os principaes successos referidos no Velho e no Novo Testamento. Imprensa Nacional. Lisboa. 1869.

In 8º de 15,7x11 cm. Com 256, [civ] págs.

Encadernação da época em pele com ferros a ouro na lombada e com ferros a seco nas pastas.

Ilustrado com 2 gravuras nas páginas 3 e 5 e com 100 gravuras nas páginas finais sem numeração.

Exemplar com uma assinatura de posse de João José Teixeira Marques na frente e no verso da folha de guarda, e na folha de rosto.

Edição muito rara desta obra, que não é referida, por Inocêncio e de que não existe exemplar catalogado na Porbase. A 1ª edição foi publicada em 1859 e a 3ª em 1877. Inocêncio refere uma edição de 1865, o que será provavelmente uma gralha.

Obra destinada ao ensino que resume a Bíblia em 708 parágrafos. Da página 215 a 248 contém perguntas para os exames, rectificação, lista dos livros que integram a Bíblia, nota sobre a Bíblia dos Jerónimos, história do estabelecimento da Igreja e das principais perseguições, uma descrição das heresias, um resumo da história das cruzadas, índice cronológico dos usos, costumes e cerimónias religiosas pela ordem que foram determinados pelos Papas e advertência.

Nas páginas 249 a 256 apresenta uma descrição de outras obras do autor e transcreve as apreciações criticas que receberam na imprensa. Muito importante para o estudo do ensino em Portugal durante o regime Liberal e para o estudo das relações entre o Estado e a Igreja.

Emílio Aquiles Monteverde (Lisboa 1803 - 1881) foi Oficial maior e Secretário Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Foi autor de um grande número de obras destinadas ao ensino, que conheceram uma vasta divulgação, sendo impressas em tiragens de dezenas de milhares de exemplares.

Inocêncio II, 226-227. IX, 169. 226.


Temáticas

Referência: 1712PG037

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters