RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VELOSO. (Agostinho) D. TEODÓSIO CLEMENTE DE GOUVEIA. PALADINO DE PORTUGAL AO SERVIÇO DE DEUS.

I. [e II]. Agência-Geral do Ultramar. Lisboa. 1965. 2 Volumes de 592; 583 págs. Brochado. Ilustrado em extratexto sobre papel couché com a reprodução de numerosas fotografias. Exemplar muito valorizado com a dedicatória manuscrita do autor a D. Ernesto Sena de Oliveira (um dos Bispos que celebrou a consagração episcopal de D. Teodósio) e com autógrafo do mesmo, já quando Bispo resignatário de Coimbra, oferecendo o exemplar ao P. Américo Braz da Costa. 

Pormenorizada biografia de um dignitário da Igreja muito influente em toda a África a sul do Sahra, com grande importância para a história das relações da Igreja com o Estado Novo, para a história das missões portugueses e para a história de Moçambique.   

D. Teodósio Clemente de Gouveia (S. Jorge, Santana, Madeira 1889 - Lourenço Marques, Moçambique 1962) foi nomeado Bispo titular de Leuce e prelado de Moçambique em 1936, Arcebispo de Lourenço Marques desde 1941, Cardeal desde 1946, (foi o 1º Cardeal de uma Diocese Africana) executou uma extraordinária obra missionária em Moçambique, visitando com grande sacrifício todas as paróquias e missões da sua enorme diocese e construindo grande número de seminários, igrejas e missões.  

Referência: 1712PG042
Local: 9-18-D-28


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters