RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



NEGROS (OS) EM PORTUGAL - SÉCS. XV A XIX.

Mosteiro dos Jerónimos 23 de Setembro de 1999 a 24 de Janeiro de 2000. Coordenação: Ana Maria Rodrigues. Coordenação Científica: Didier Lahon, Maria Cristina Neto. Coordenação Editorial: Susana Madalena Oliveira. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. S./L. S./D. [1999]

De 30x23 cm. Com 247 págs.

Profusamente Ilustrado com fotografias, fac-similes e reproduções coloridas. Brochado.

Catálogo de uma notável exposição de História Social, subordinada ao estudo da presença e modalidades de expressão do indivíduo negro na sociedade portuguesa dos séculos XV a XIX, resgatando a memória de homens e mulheres que, trazidos à força, enriqueceram o tecido social de Lisboa e de outras cidades, vilas e aldeias portuguesas, perscrutando a dimensão das relações entre portugueses e africanos em matéria de genética, de convivência cultural, de religião, de arte e de comércio, e, colocando foco sobre o tráfico negreiro transatlântico, assinalando as efemérides que marcaram o seu surgimento, intensificação e difícil erradicação.

Dá a conhecer as vidas de religiosos, religiosas e civis luso-africanos, cotejando os seus percursos com os ideários religiosos e políticos das suas épocas.

Dada a complexidade da problemática, os textos que compõem a obra apresentam diversas autorias, apresentando colaborações de António Amorim, José Luís Neto, Didier Lahon, Maria Cristina Neto, Jorge Fonseca, Francisco Santana e Ana Pais.

Referência: 1801JR007
Local: 9-17-D-17


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters