RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79489

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RODRIGUES NEVES. (António) MEMORIA DA EXPEDIÇÃO A CASSANGE

PELO MAJOR GRADUADO Francisco de Salles Ferreira. EM 1850. ESCRIPTA PELO CAPITÃO MOVEL D’AMBRIR … Na Imprensa Silviana. 1854.

De 22x14 cm. Com 129 págs. Exemplar conserva as capas de brochura originais.

Primeira e única edição, muito rara.

Inocêncio tem a data de edição errada.

Fonte muito importante para o estudo da etnologia, da antropologia, da história de Angola e da presença dos portugueses neste território durante o século XIX. Relata a expedição militar a Cassange, que partiu de Pungo-andongo em 28 de Novembro de 1850 para restaurar os direitos de Portugal e punir a revolta do Jaga Cassange Pascoal Machado, que tinha assassinado o Jaga imposto pelas autoridades portuguesas e várias outras pessoas.

A expedição voltou ao ponto de partida em 13 de Abril de 1851, tendo destruído acampamentos dos rebeldes, provocado numerosas baixas, apoiado a escolha de outro Jaga, fiel a Portugal, e aprisionado apoiantes e familiares do chefe rebelde, que, no entanto, conseguiu fugir e voltaria a provocar graves incidentes logo no ano seguinte.

A obra inclui um prólogo em que o autor revela que a sua motivação para publicar o presente trabalho foi ter lido um artigo no Nº 2878 de A Revolução de Setembro, de 22 de Outubro de 1851, com grandes imprecisões, que julga ser seu dever corrigir. Segue-se a Memória propiamente dita até à página 67 e o Diário até à página 95, que descreve a perseguição ao rebelde em fuga, executada pelo autor no comando da sua divisão, que para esse fim se separou do corpo principal.

Inclui uma história dos Cassanges, recolhida de tradições orais, minuciosas descrições dos seus costumes, das cerimónias pelo falecimento e eleição dos chefes e a cerimónia do baptizado do novo Jaga e dos seus nobres.

René Pélissier. História das Campanhas de Angola. Vol. 1. páginas 110, 111, 112.

Inocêncio, I. 299. ANTONIO RODRIGUES NEVES, que no frontispicio do opusculo seguinte se intitula Capitão movel no presidio de Ambriz. - Nada mais sei de suas circumstancias individuaes. - E 3131) Memoria da expedição a Cassange, commandada pelo major graduado Francisco de Sales Ferreira em 1850. Lisboa, na Imp. Silviana 1851. 8.º gr. de 129 pag.


Temáticas

Referência: 1801JR062
Local: M-9-C-43


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters