RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78923

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COSTA E SÁ. (Joaquim José da) DICCIONARIO ITALIANO, E PORTUGUEZ,

EXTRAHIDO DOS MELHORES LEXICOGRAFOS, COMO DE ANTONINI, DE VENERONI, DE FACCIOLATI, DE FRANCIOSINI, DO DICCIONARIO DA CRUSCA, E DO DA UNIVERSIDADE DE TURIM, E DIVIDIDO EM DUAS PARTES: Na Primeira Parte se comprehendem as Palavras, as Frases mais elegantes, e difficeis, os Modos de fallar, os Proverbios, e os Termos facultativos de todas as Artes, e Sciencias: Na Segunda Parte se contém os Nomes proprios dos Homens Illustres, das principaes Cidades, Villas, Castellos, Montes, Rios, &c. QUE O DEDICA, E CONSAGRA AO ILLUSTRISSIMO, E EXCELLENTISSIMO SENHOR SEBASTIÃO JOSÉ DE CARVALHO E MELLO, CONDE DE OEYRAS, MARQUEZ DE POMBAL, DO CONSELHO DE ESTADO DE SUA MAGESTADE FIDELISSIMA, SEU PLENIPOTENCIARIO, E LUGAR-TENENTE NA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA ; E SEU MINISTRO, E SECRETARIO DE ESTADO DOS NEGOCIOS DO REINO, ALCAIDE MOR DE LAMEGO, E COMENDADOR DAS TRES MINAS, &c. &c. &c. JOAQUIM JOSÉ DA COSTA E SÁ, LISBONENSE. TOMO PRIMEIRO. [TOMO SEGUNDO] LISBOA. NA REGIA OFFICINA TYPOGRAFICA. ANNO DE cIc Ic cclxxiii. [1773]. [ANNO DE cIc Ic cclxxiv. [1774] .Com licença da Real Meza Censoria. Vende-se na loge de João José Bertrand, ao pé da Igreja dos Martyres ás portas de Santa Catharina. 

2 volumes in fól. (in 6º) de 29,2x19,5 cm. com [xii], [ii], 828; [ii], 804 págs. Encadernações da época, ligeiramente diferentes, com nervos, ferros a ouro e rótulos nas lombadas. Cortes das folhas carminados. 

Impressão muito nítida, sobre papel de linho muito sonante, a duas colunas separadas por filete tipográfico e ornamentada com o brazão do Marquês de Pombal nas folhas de rosto e cabeções, iniciais decoradas e florões de remate no texto. 

Exemplar com assinaturas de posse, iniciais entrelaçadas, no pé das folhas de rosto. Com falta de uma folha preliminar e rasgão sem perda de suporte nas páginas 769 e 770 do 2º volume.         

O primeiro volume contém dedicatória do autor ao Marquês de Pombal, prefação e extensa citação em latim da obra Lexicon de Basílio Fabro. O segundo volume contém nas páginas 801 a 804 a lista das abreviaturas usadas, o catálogo dos verbos irregulares e um catálogo cronológico das obras impressas de Costa e Sá. 

Obra de grande valor e importância que lançou as bases da lexicografia Italiana e Portuguesa e é: «um momento marcante da dicionarística bilingue renovando o processo de aumento de entradas, com a necessidade de comparação com as línguas vizinhas e a definição de soluções para a intercomunicação. A descrição do léxico português deixa de enumerar apenas as palavras autorizadas e abre-se às palavras compreensíveis, admissíveis ou desejadas. Num movimento intuitivo de aproximação das línguas naquilo que percebiam como semelhante, os dicionaristas do século XVIII delinearam os roteiros da expansão lexical do português do século XIX.». In João Paulol Silvestre. A Inovação Lexical nos Dicionários. Limite, nº 6, 

Joaquim José da Costa e Sá (Lisboa 1740? - 1803) professor régio de gramática e língua latina, distinguiu-se pela qualidade das edições e traduções de clássicos latinos e como um filólogo reconhecido internacionalmente.    

Inocêncio IV, 97. 


Temáticas

Referência: 1803PG069
Local: FR-7-E-11

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters