RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79486

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SEDAS NUNES. (Adérito) PRINCÍPIOS DE DOUTRINA SOCIAL.

[Por] ... Assistente do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras. Prefácio de D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto. Editorial Logos. Lisboa. 1958.

De 23x17 cm. com 319 págs.

Brochado.

Contém prefácio do autor, bibliografia e 4 capítulos com os seguintes títulos: Conceitos fundamentais; O Estado e a Economia; Os Sindicatos de trabalhadores; A comunidade profissional. 

1ª Edição de uma obra de alto valor científico que expoêm e analisa a Doutrina Social da Igreja Católica, que apontava como princípio, (mas não fórmula técnica) o corporativismo. O autor refere e transcreve numerosos documentos do magistério da Igreja Católica publicados pelos Papas desde Leão XIII. 

A obra marca o momento político em que se tornou claro o afastamento do Estado Novo por parte de alguns elementos da elite católica, por se sentirem insatisfeiros com o facto de o regime, apesar de proclamar que baseava a sua política social nos ensinamentos da Igreja, nunca ter conseguido levar à prática os princípios que dizia defender. Este importante aspecto da obra é confirmado pelo prefácio do Bispo do Porto que, no entanto, Sedas Nunes não acompanhou no corte frontal com Salazar ocorrido neste ano de 1958.      

Adérito de Oliveira Sedas Nunes (Lisboa 1928 - 1991) cientista social, professor e político, foi director do Centro de Estudos do Ministério das Corporações (1956-1958). Procurador na Câmara Corporativa entre 1969 e 1973 e Ministro da Coordenação Cultural e da Cultura e Ciência no V Governo Constitucional, chefiado por Maria de Lourdes Pintassilgo. Foi Presidente da JUC - Juventude Universitária Católica.

Destacou-se como um dos pioneiros da institucionalização da Sociologia em Portugal, que se realizou a partir da economia. Foi professor no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (antecessor do ISEG). Colaborou e foi depois subdirector da revista Análise Social, publicada pelo Gabinete de Investigações Sociais antecessor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, por ele fundado em 1981. É autor de grande número de livros e artigos científicos.    


Temáticas

Referência: 1803PG075
Local: I-7-E-2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters