RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PEREIRA DE FIGUEIREDO. (António) DE VERBO DEI SCRIPTO ET TRADITO. LIBRI DVO.

QVOS. ILLE. AVDITORIBUS. SVIS DICTAVIT. OLISIPONE DVM. APUD. BEATAM. VIRGINEM MARIAM DE. NECESSITATIBVS PVBLICVM. SACRAE. THEOLOGIAE VESPERARIVM. MAGISTRVM. AGERET ANNO CIC. ICCC. LXI. ET SEQVENTI. OLISIPONE EX. TYPOGRAPHIA. REGIA ANNO. CIC. ICCC. LXXXXII. [1792]. Premissu Regiae Curiae Commissionis Generalis pre Examine, & Censura Librorum.

In 8º de 16,6x10,7 cm. com 15, [i], 301, [iii] págs. Encadernação da época em pele, com nervos, ferros a ouro e rótulo vermelho. Folhas de guarda em papel marmoreado da época. Cortes das folhas levemente carminados. 

Impressão muito nítida sobre papel de linho ornamentada com as armas reais de Portugal na folha de rosto e com cabeções e iniciais decoradas no início de cada um dos livros.  

Contém dedicatória a D. Francisco Gomes do Avelar, Bispo do Algarve e do Conselho da Rainha, prefácio do autor (que faleceu enquanto o escrevia e foi completado pelo editor) e índice dos capítulos e parágrafos. No verso da folha de rosto tem o registo da taxa, datado de 21 de Junho de 1792.  

Raríssimo exemplar da única edição desta obra da qual não existem registos na Porbase nem referências nas bibliografias, só sendo referido no Catálogo das obras impressas e manuscritas do autor publicado em 1800. Conserva fita em seda verde para marcar as páginas e no fim a última folha, em branco, do último caderno o que valoriza muito este exemplar. 

Trabalho muito importante para o estudo da Bíblia, para o conhecimento das questões bíblicas em Portugal no século XVIII e para estudar as ideias teológicas de Pereira de Figueiredo, que foi autor da primeira tradução oficial da Bíblia na época de Pombal.  

Obra que contém as lições sobre a Palavra de Deus conforme as escrituras e a tradição, proferidas pelo autor no Convento de Nossa Senhora das Necessidades, da Congregação do Oratório, no ano de 1761 e nos anos seguintes, conforme foram registadas por João Andrade.    

Nela o autor, que foi considerado um dos maiores latinistas da sua época, estuda as fontes dos dogmas da Igreja Católica que são as escrituras e a tradição.

Assim, no Livro 1º, são analisadas a autoridade e a veracidade dos livros da Sagrada Escritura, os livros canónicos dos Hebreus e os livros canónicos da Igreja Católica, são estudados os livros do Antigo Testamento sobre is quais existiram dúvidas, como as Pofecias de Baruch, os livros de Daniel, Judite, Ester e Macabeus.

Estuda também os livros apócrifos, as traduções gregas das Sagradas Escrituras, nomeadamente a chamada dos setenta, os lugares do Novo Testamento, objecto de controvérsias entre católicos e protestantes, e as questões relativas às cartas de S. Paulo.   

No Livro 2ª o autor estuda o conhecimento da Palavra de Deus através da tradição, conforme é atestado pelos evangelistas, que em muitos lugares afirmam que Jesus realizou e disse muito mais coisas que não foram escritas.   


Temáticas

Referência: 1804PG044
Local: M-5-D-44


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters