RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79715

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MALON. (Benoit) O SOCIALISMO INTEGRAL.

Traducção portugueza de Heliodoro Salgado. I. Hitoria das Theorias e Tendencias Geraes. Typ. d Instituto Geral das Artes Graphicas. Lisboa. 1899.

De 20,5x15 cm. Com 605, [iii] págs. Encadernação com lombada e cantos em pele e com nervos e ferros a ouro na lombada.

Ilustrado com retrato do autor em extratexto.

Exemplar com defeitos nas capas de brochura, com sublinhados a lápis e apontamentos manuscritos na folha final em branco e na folha de guarda.

Contém dedicatória da obra a Rodolpho Simon, Advertência, Prefácio da 2ª edição francesa, as três peças da autoria de Malon e sumários dos capítulos. No fim do texto apresenta reacções da imprensa e extractos das críticas feitas à obra.

Foi publicado o segundo volume desta obra, que é rara pois a Biblioteca Nacional de Portugal não regista nenhum exemplar desta tradução. A 1ª edição francesa é de 1890-1891.

Obra caracterizada por um violento ódio à religião (característica que terá suscitado o interesse de Heliodoro Salgado) em que o autor defende, pela primeira vez, a criação de um Ministério da Segurança Social.

Na introdução são apresentadas as características fundamentais do socialismo, nos oito capítulos que integram a obra são estudados os principais aspectos das ideias socialistas do ponto de vista histórico e em relação à moral, à propriedade, à família e ao Estado.

O autor tem um conceito muito lato de socialismo, considerando antecessores das ideias socialistas todos os que tivessem formas de vida em comum ou manifestassem qualquer aspiração de melhorias sociais, desde os tempos das religiões antigas passando por Platão ou Thomas More. Apesar de ter grande simpatia pelos socialistas franceses como Saint Simon e Fourier e pelo Sistema de Filosofia Positiva de Augusto Comte, o autor demonstra a sua grande admiração e completa adesão à obra de Karl Marx, sendo um dos elementos mais influentes na difusão das ideias do pensador alemão.

Benoit Malon Précieux, (Loire, 1841 - Asnières-sur Seine, 1893), jornalista e escritor francês, desempenhou um papel importante no movimento operário francês, participou na Comuna e viveu exilado na Suíça até 1880. É considerado um dos expoentes do socialismo de tendência marxista.


Temáticas

Referência: 1805PG052
Local: I-36-E-23

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters