RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79455

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



THEVET. (Andre) LES VRAIS POVRTRAITS ET VIES DES HOMMES ILLVSTRES

Grecz, Latins, et Payens, Recueilliz de leur Tableaux, Livres, Medailles antiques, et Moderne. Pars Andre Thevet Angoumoysin, Premier Cosmographe du Roy. A PARIS, Par la Vefue I. Kervert Et Guillaume Chaudiere. Rue St. Jacques. 1584. Avec Privilege du Roy. [Paris, 1584].

Dois volumes encadernados em um. In fólio de 37x24 cm. com [14 (de 16)], 664, [18] fólios.

Encadernação da época inteira de pele, cansada, com nervos e ferros a ouro na lombada. Preserva folhas de guarda em papel decorativo da época.

Obra ilustrada com centenas de retratos de homens ilustres de quase todas as nações, ao seu tempo importantes na Europa, Ásia e América, bem como capitulares decoradas com motivos vegetalistas.

Exemplar com falta de dois fólios iniciais referentes à dedicatória ao rei de França (aiii // aiiii) respectivamente primeiro e segundo fólios da dedicatória, que se encontra entre os fólios preliminares não inumerados, e repostos em fotocópia moderna. Apresenta uma dedicatória de oferta (como prémio académico), datada da época, na folha de guarda anterior, a qual originalmente tinha  um selo, tal como é dito explicitamente, entretanto obliterado. A folha de rosto, bem como o fólio // avi // inumerado, foram espelhadas com papel de forma a suprir as falhas e danos. O exemplar apresenta uma muito leve mancha de humidade, sem afectar o texto, nem as gravuras. De resto, o exemplar contém todas as gravuras, incluindo a gravura do Rei de França e a gravura com o retrato do autor, e apresenta um bom estado geral.

1ª edição desta obra importantíssima para a história da arte tipográfica, dado ter sido a primeira na qual foram utilizadas gravuras abertas em chapa de metal. Como o próprio autor menciona no prefácio, foi ele o primeiro a introduzir esta voga, ou moda, das gravuras abertas em talhe-doce, tal como já era corrente nas tipografias de Lyon, Antuérpia e outros locais.

A obra transmite-nos uma grande beleza e precisão gráfica, tanto do texto como das gravuras - todas com um claro/escuro e uma gama de cinzentos que demonstra o domínio completo da técnica da abertura em chapa de metal.

O retrato do Rei de França apresenta uma modernidade e um realismo que contrastam com os detalhes da armadura. Todas as figuras retratadas são representadas com o vestuário e os objectos da sua época associados à sua personalidade, tendo sido esses objectos os arquétipos culturais presentes nos eventos que os envolveram na história do seu tempo.

Por exemplo, Afonso de Albuquerque é representado com um nónio, vulgo sextante, na sua mão, e o autor aproveita a sua entrada na obra para explicitamente recordar todos os navegadores portugueses. Albuquerque é o primeiro português representado nesta obra. A figura portuguesa seguinte é o Rei D. Sebastião, cuja derrota em Alcácer-Quibir é contemporânea da execução desta obra, aparecendo aqui um relato completíssimo, pungente e rigoroso da tragédia, que se constitui como um contributo fundamental para a Sebástica. O rei é representado atacado pela retaguarda tal como se diz ter acontecido na batalha. Por último, Fernão de Magalhães é aqui representado com o compasso e com a carta do rei de Espanha que lhe permitia a navegação. Temos, portanto, uma iconografia muito clara, que atribui a figuras civis o que outrora era feito a figuras religiosas através da iconografia eclesiástica.

NUC NT 147487, BM (STC FR) 420,  Adams T 625.

Brunet V, 814 [30392]: «Ces portrait pour la plupart sans authenticité, sont au nombre de 81 dans le premier volume, et de 138 dans le seconde. On n"en recherche que les exemplaires bien conservés et relié en maroquin. Le texte de Thevet a été réimprime avec des augmentations sous le titre d'Histoire de plus illustres et savants hommes de leurs siècles... Paris. 1670-71, 8 vols, In 12, fig. mais sans les pièces liminaires de l'édition de 1584 dont la préface a quelque intérêt, car dans cette préface Thevet dit qu'il est le premier (à Paris) qui ait mis en vogue l'imprimerie en taille-douce, tout ainsi qu'elle était à Lyon, Anvers et ailleurs».

 Two volumes bound in one. In folio (37x24 cm) with [14 (out of 16)], 664, [18] folios.

Binding: Contemporary full calf, worn, with raised bands and gilt tools on spine. Keeps the original decorative endpapers.

Work illustrated with hundreds of portraits of famous men of almost every nation who distinguished themselves at the time in Europe, Asia and America. It also presents decorated capital letters.

Copy missing two initial folios of the dedication to the King of France (aiii // aiiii) having been replaced with modern photocopies. It has an offer dedication (as an Academic award), dated from its time, on the front endpaper, which originally had a stamp, as stated, meanwhile removed. The title page as well as the unnumbered folio // avi // were glued to paper to avoid further damages. It has a slight dump spot not affecting the text or the engravings. It contains all the engravings, including he one of the King of France and the portrait of the author, and it is in good condition.

First edition of this work that is very important for the history of the typographic arts, since it was the first in which the engravings were opened in metal plates. As the author mentions in the preface, he was the first to introduce the intaglio printing, what already happened in the typographies of Lyon, Antwerp and other cities.

The work transmits great graphical beauty and precision both in the text and the engravings – all with a light/dark balance and a range of greys that show the mastery of intaglio printing.

The portrait of the King of France shows a modernity and realism that contrast with the details of the armour. All the portrayed figures are represented with the contemporary clothing and objects associated to their personalities.

For instance, Afonso de Albuquerque is represented holding a a sextant and the author takes the opportunity to refer all the Portuguese navigators. Albuquerque is the first Portuguese to be mentioned in this work. The next Portuguese figure is King D. Sebastião, whose defeat in Alcácer-Quibir [El-Ksar el Kebir] is contemporary of this work. Here we find a very complete, distressing and accurate account of the tragedy, which is a key contribution for the study of the history of D. Sebastião. The king his represented being attacked from behind as it is said to have happened during the battle. At last Fernão de Magalhães is here depicted with the compass and the letter of the king of Spain that allowed him to navigate. We have thus a very clear iconography that grants to civilian figures what had been previously been done to religious figures by the ecclesiastic iconography.

 


Temáticas

Referência: 1806JC005
Local: M-8-E-6

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters