RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79464

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VIEIRA. (Padre António) VOZES SAUDOSAS,

DA ELOQUENCIA, DO ESPIRITO, DO ZELO, E EMINENTE SABEDORIA DO PADRE ANTONIO VIEIRA, Da Companhia de Jesus, Prégador de Sua Magestade, e Principe dos Oradores Euangelicos: ACOMPANHADAS Com hum fidelissimo Echo, que sonoramente resulta do interior da obra CLAVIS PROPHETARUM. Concorda no fim a suavidade das Musas em elogios raros. Tudo reverente dedica AO PRINCIPE NOSSO SENHOR O P. ANDRÉ DE BARROS, Da Companhia de Jesus, Academico do numero da Academia Real da Historia Portugueza. LISBOA OCCIDENTAL. Na Officina de MIGUEL RODRIGUES, Impressor do Senhor Patriarca. M. DCC. XXXVI. [1736] Com todas as licenças necessarias. 

In 8º de 19,7x15,3 cm. com [xxiv], 315, [i] págs.

Encadernação da época em pergaminho flexível, danificáda, apresenta título caligráfico na lombada.  

Exemplar com esfacelemento do canto inferior direito com perda de suporte da encadernação e das paginas preliminares. Apresenta oração à Virgem Maria escrita em letra coêva na folha de guarda anterior e texto manuscrito nas duas faces da folha de guarda posterior, com receitas medicinais, poesia em espanhol e apontamentos. 

Folha de rosto impressa a preto e vermelho, texto com caracteres redondos e alguns itálicos, na dedicatória e nas citações, adornado com cabeções, iniciais decoradas e florão de remate na página 314.  

Obra muito rara e valiosa para o estudo da obra do P. António Vieira, O «Imperador da Língua Portuguesa», como disse Fernando Pessoa e que apesar dos defeitos, está valorizada pelos textos manuscritos nas folhas de guarda.

Posteriormente foram publicados mais os seguintes textos inéditos de Vieira: no ano de 1748, em Lisboa foi publicada uma continuação: Sermões varios e Tractados ainda não impressos: que formam o tomo XV dos Sermões, e das Vozes Saudosas o tomo II. Offerecidos á Magestade d’Elrei D. João V pelo P. André de Barros.

No mesmo ano foi publicado ainda outro livro com o título: Voz sagrada, politica, rhetorica e metrica ou supplemento ás Vozes saudosas da eloquencia do P. Vieira. Offerecida ao sr. Dr. Joseph de Lima Pinheiro Aragão por Francisco Luis Ameno. Lisboa, na Off. de Francisco Luis Ameno 1748.

Os Catálogos de Azevedo e Samodães 3516 e Ameal 2495 descrevem uma colecção de sermões com 17 volumes, que integram  o presente volume, que em Samodões é descrito na página 745. No entanto este volume contém um conjunto de 1ª edições de textos inéditos do grande escritor e outros em seu louvor, por si só muito importantes.   

Livro editado pelo P. André de Barros, que reune um conjunto de textos inéditos do P. António Vieira, divididos em doze secções segundo os temas, aqui publicados pela primeira vez, que são os seguintes: Relação da Missão da Serra de Ibiapaba, que descreve a acção dos missionários jesuítas no Maranhão entre 1605 e 16, Informação que por ordem do Conselho Ultramarino deu sobre as coisas do Maranhão, Carta ao Padre Provincial do Brasil, de 14 de Novembro de 1652; Voto sobre as dúvidas dos moradores de S. Paulo, acerca da administração dos Índios; Carta para o Rei D. Pedro II, de 1 de Junho de 1691; Carta para o Marquês de Gouveia, datada 23 de Maio de 1682; Protesto à Câmara de Belém do Pará, contra a expulsão dos Padres Jesuítas, de 18 de Agosto 1661; Poesias em latim do Padre António Vieira, Carta ao Rei D. Afonso VI, de 20 de Abril de 1657.

Cada parte é antecedida por explicações e introduções muito elogiosa da autoria do Padre André de Barros.  

Contém ainda O juizo sobre a obra de Vieira, Clavis Prophetarum, pelo P. Carlos António Casnedi; um conjunto de poesias em latim escritas por ocasião da morte de Vieira, em 18 de Julho de 1697 dos Padres Jerónimo de Castilho, Mateus Correia, Manuel de Oliveira, Henriques de Carvalho e uma oração em louvor de Vieira, pelo Padre Nicolás de Segura, em espanhol. 

Bibliografia do Padre António Vieira. Biblioteca Nacional. Lisboa. 1999. Nº 

Ameal 2495 - Conjunto de 17 volumes com descrição sumária. 

Azevedo e Samodães 3516 (lote com 17 volumes, que é descrito nas páginas 740 a 747 do 2º volume.         

Inocêncio I, 290. refere esta obra. 


Temáticas

Referência: 1806PG040
Local: M-3-B-39

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters