RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79706

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



EÇA DE QUEIROZ. (José Maria) A RELIQUIA.

Sobre a nudez forte da Verdade - o manto diaphano da Phantasia. Porto. Typ. de A. J. da Silva Teixeira. 1887.

In 8º de 18,5x12 cm. Com [xx], 441, [iii] págs.

Encadernação da época, com lombada em pele com ferros a ouro.

Exemplar com a sigla L.C.R. em letra coeva no anterrosto e na folha de rosto.

Assinatura de posse de 1952 à cabeça da folha de rosto. Apresenta algumas manchas ténues e rasgo no canto superior das páginas 83-84 (sem afectar o texto) com sublinhados a lápis nesta última página.

1ª edição rara, editada pela Livr. Internacional de Ernesto Chardron - Casa Editora Lugan & Genelioux, que não é mencionada no livro dado esta edição ter começado por ser uma edição de autor, segundo Guerra da Cal.

Romance em que o autor, através das personagens de Teodorico Raposo e da sua Tia, muito devota, faz uma violenta sátira à religião católica em particular, e ao sentimento religioso em geral. Por toda a obra o sentimento religioso e as devoções católicas mais comuns na Lisboa do século XIX são constantemente atacados de forma sarcástica e a Bíblia é implacavelmente parodiada. As descrições dos lugares da Terra Santa estão semeadas de palavras negativas, tudo é sórdido, feio e sujo - «Isto é um horror!» exclama Teodorico.

A obra tem igualmente uma faceta de romance de tese, pois através do recurso narrativo a visões e sonhos de Teodorico Raposo, Eça de Queiroz nega a divindade de Cristo, mostrando influências de Ernest Renan e de David Strauss. A obra foi apresentada a um concurso literário da Academia das Ciências não tendo ganho o prémio. O relatório de Pinheiro Chagas, em que são analisadas as obras concorrentes, aponta defeitos de construção da narrativa, que foram depois confirmados por outros críticos.

O tema e o estilo da obra provocou polémicas na imprensa contemporânea e o autor foi acusado de plagiar uma obra semelhante "Memórias de Judas" de Ferdinando Petruccelli della Gattina, publicada em 1867.

Inocêncio XIII, 94. Ainda não regista esta obra.


Temáticas

Referência: 1807PG068
Local: M-1-D-34

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters