RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LAGOA. (Visconde de) GLOSSÁRIO TOPONÍMICO DA ANTIGA HISTORIOGRAFIA PORTUGUESA.

Nele se identificam os reinos, províncias, distritos, cidades, portos, vilas, aldeias, lugares, serras, mares, rios, lagos, esteiros, etc., designados, em impressos e manuscritos da antiga historiografia portuguesa ultramarina, por nomes que divergem dos actuais. Pelo ... I Parte. Ásia e Oceania. [I, II e III Volume] [Volume IV - Corrigenda e Adenda à I Parte] Lisboa. 1950, 1953 e 1954.

Obra em 4 volumes, apresentando o primeiro tomo dividido em três partes (com numeração corrida). De 33x25 cm. Com 294, 320, 327 e 128 págs.

Exemplar por abrir, com leves picos de humidade nas capas de brochura e folhas, apresentando carimbos oleográficos de «Oferta da Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar» sobre as folhas de guarda das três partes do volume I e ainda sobre a do volume II.

Repositório toponímico consagrado ao arrolamento da lexicografia de origem portuguesa na Ásia e na Oceânia, mencionada em obras capitais da literatura nacional ultramarina de quinhentos e seiscentos, estabelecendo a respectiva correspondência com a toponímia contemporânea.

O primeiro volume, estruturado em três partes, apresenta o rol de gentílicos de «A» a «C».

O segundo volume apresenta o arrolamento de gentílicos começados por «D», espraiando-se até aos nomes começados por «N».

O terceiro tomo ocupa-se dos nomes de «O» a «Z», a que se segue um suplemento publicado com a colaboração do douto orientalista Pe. Jorge Schurhammer, S. J..

O autor, João António de Mascarenhas Júdice (1898-1957), 4.º Visconde de Lagoa, deu à estampa numerosos trabalhos de História da Expansão Portuguesa, tendo colaborado na Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar, na Academia Portuguesa de História, no Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, no Instituto de Coimbra, no Instituto Português de Arqueologia, História e Etnografia, e ainda, na Sociedade de Geografia de Lisboa.

Os lugares de África, da América e do Atlântico, reservados para uma segunda parte, nunca viram a luz do prelo.


Temáticas

Referência: 1808JR028
Local: I-18-C-1


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters