RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79455

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FARIA PAULINO. (Francisco) TAPEÇARIAS DE D. JOÃO DE CASTRO.

Museu Nacional de Arte Antiga. CNCCDP - Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. Instituto Português de Museus. Lisboa. 1995.

De 30x23 cm. Com 279 págs. Encadernação cartonada e ilustrada do editor.

Profusamente ilustrado com belas fotogravuras das tapeçarias e gravuras de pormenor dos deus detalhes; mapas antigos e modernos da Índia; imagens das peças indianas trazidas por Castro como despojos de guerra; reproduções de gravuras, pinturas e documentos da época; e um fac-simile (na pág. 162) da obra de Damião de Góis, De Bello Cambaico, Lovaina, 1549 [cf. nossa ref. 1604NM023].

A CNCCDP conseguiu - através de muitas influências ao nível das Presidências das Repúblicas de Portugal e da Áustria - trazer a Lisboa a exposição de algumas das 10 tapeçarias intituladas «Triunfos de D. João de Castro», pertencentes ao Kunsthistorisches Museum de Viena de Áustria. «Todas as tapeçarias referidas têm em comum uma boa execução, a qualidade e um estilo que permite datá-las de meados do séc. XVI». [cf. pág. 149].

Este ciclo faz parte das tapeçarias mais valiosas da colecção imperial austríaca. O encomendador terá sido o filho de D. João de Castro ou alguém do mais alto estrato na Corte portuguesa. A manufactura foi em Bruxelas, e neste catálogo apresenta-se um estudo exaustivo sobre os encomendadores, os cartões iniciais em parte encontrados e o possível local de manufactura.


Temáticas

Referência: 1810JC040
Local: I-29-B-19


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters