RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PENHA. (João) A REPUBLICA DAS LETRAS.

Periodico Mensal de Litteratura. Director - ... Administrador - Alfredo Campos. N.º 1 - Primeiro Anno - Abril. Porto. 1875. [N.º 2 - Primeiro Anno - Maio. N.º 3 - Primeiro Anno - Junho] Typographia de Antonio José da Silva Teixeira. Porto. 1875.

3 fascículos encadernados em 1 Tomo de 23x16 cm. Com 46, 45 e 46 págs. Encadernação de época, cansada, com título inscrito a ouro sobre a lombada.

Revista literária fundada e dirigida por João Penha, em que se reúnem escritos de autores das escolas romântica, parnasiana, realista e realista-naturalista. A sua colecção completa limita-se a três números, impressos entre Abril e Junho de 1875, na Typographia de Antonio José da Silva Teixeira, situada no Porto.

João Penha justifica nas últimas linhas do primeiro número a escolha do título, A Republica das Letras: «Effectivamente, se escolhessemos o de Monarchia absoluta das letras, diriam nos cafés que, adoptando nós um regimen que a sciencia não tolerava e a civilisação repellia, além de desfraldarmos aos quatro ventos da terra o pendão exclusivo das escólas do passado, pretendiamos, de mais a mais, transformar os bons cidadãos portuguezes em vassalos das nossas letras, obrigando-os, sob pena de forca, a lerem com enthusiasmo e reconhecimento as nossas Monarchias Absolutas. (…)».

Reúne escritos, contos e poemas de vinte e um colaboradores, a saber:

Os Escritos: A poesia Lyrica em Hespanha e Litteratura Hespanhola – Amador de Los Rios, de J. Simões Dias; Recordações de Viagem (Estrasburgo e Munique), de Luciano Cordeiro; Um improviso (a propósito da seiscentista Violante do Céo), de Jeronymo d’Oliveira; Acerca dos Carrilhões de Mafra e Nó Cego de Alberto Telles; Mysterio Insondavel e A Reforma, de Alfredo Campos; Ouvindo musica, de C. de Figueiredo; Sinceridade de Boileau, de C. Castello Branco; A raposa e as uvas, de Eduardo A. Vidal; Novo Petrarca, Vão-se os deuses, To be or not to be e Últimas linhas, de João Penha; Tristeza, de Sousa Viterbo; Estudos Litterarios, de A. Campos; No templo, de Luiz Andrade; Vita nuova, de Cunha Vianna; Venus do asfalto e Altívola, de M. Duarte d’Almeida; Tristezas, de Manoel Sardenha; Página Antiga, de D. Ennes; É difficil, de Severino d’Azevedo; O Relogio, de Gonçalves Crespo; Sacerdotisa, de Eduardo Cabrita; Memória Inédita (a propósito das bíblias mss. que se acham na biblioteca da real casa de N. S. das Necessidades), de Anónimo.

O Conto: A gallinha da vizinha, de Augusto Sarmento.

E os poemas: Deus te Pague!, de M. Duarte de Almeida; Láis Moderna, de Alfredo Campos; Flôr dos meus jardins, de G. Crespo; Depois do baile, por C. de Figueiredo; Prece, de Cunha Vianna; Seguidilhas, de J. Simões Dias; Um bote, de Guilherme d’Azevedo; Pobre e Cego, de Alfredo Campos; Pobre Monarcha! De João Penha.


Temáticas

Referência: 1810JR046
Local: SACO JR 05

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters