RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BRAZ DE OLIVEIRA. (Gil), Vítor Luís MARTINS COIMBRA e Manuel Joaquim MOREIRA DOS SANTOS. A INDÚSTRIA PORTUGUESA DO CIMENTO.

Um século de história. 1890-1990. 2.ª Edição. 1.º Volume: As fábricas, as empresas e os homens que protagonizaram o primeiro século desta indústria em Portugal. [2.º Volume: Química e Tecnologia, evolução dos laboratórios, regulamentação industrial] Cimpor, Cimentos de Portugal, S.A. Lisboa. 1999.

Obra em 2 volumes de 26x19 cm. Com 595 e 284 págs.

Encadernações do editor com sobrecapas de protecção ilustradas, acondicionadas em estojo editorial. Ilustrados com fotogravuras coloridas e a p./b.

Obra de vulgarização fundamental para a história da indústria cimenteira portuguesa, organizada em dois volumes. No primeiro tomo descreve-se a curva evolutiva desta indústria em território nacional, distinguindo quatro fases muito características: Fase pioneira (1890-1920), marcada pela instalação da primeira fábrica de cimento, próxima de Alhandra; Fase de consolidação (1920-1940), marcada pela montagem da fábrica de Maceira-Liz; Fase de crescimento (1940-1970), marcada pelas primeiras iniciativas no Ultramar (Angola e Moçambique); Fase de expansão (1970-1990), em que o consumo interno passa de 2 para 7 milhões, bem acima da média europeia. A esta divisão temporal associa-se a história de cada uma das fábricas em funcionamento, seus dirigentes e gestão.

No segundo tomo a narrativa assenta na descrição dos aspectos químicos e tecnológicos da indústria, enquadrando os laboratórios no contexto da evolução do conhecimento dos ligantes hidráulicos, consagrando a última parte à regulamentação industrial do sector.

Referência: 1811JR009
Local: I-9-E-2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters