RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CUNHA RIVARA. (Joaquim Heliodoro da) DE LlSBOA A GOA pelo Mediterraneo, Egypto, e Mar-Vermelho,em Setembro e Outubro de 1855.

Carta Circular, que a seus amigos de Europa Dirige Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. Imprensa Nacional. Nova-Goa. 1856.

In 8º de 21,5x14,5 cm. com 76, [ii] págs.

Encadernação com a lombada em pele com ferros a ouro.

Obra muito rara com a descrição da viagem realizada por Cunha Rivara, quando partiu para Goa para tomar posse do seu cargo juntamente com o General António César de Vasconcelos Correia, Visconde de Torres Novas, que tinha sido nomeado Governador-Geral da Índia.

Contém descrições de Cádiz, Gibraltar, pormenorizada descrição de Malta, onde transcreve dois epitáfios de portugueses e refere livros de autores portugueses existentes na Biblioteca Pública.

Na viagem pelo Mar Vermelho cita passagens do roteiro de D. João de Castro. Contém descrições pormenorizadas de Bombaim, com referências à questão do Padroado Português, da recepção ao Governador-Geral da Índia e da visita à Ilha do Elefante, transcrevendo o autor as descrições do célebre Pagode desta ilha escrita por Diogo do Couto.

Ao longo de todo o livro existem numerosas passagens com observações sobre os passageiros de várias nacionalidades, com quem o autor se cruzou a bordo, e sobre os habitantes dos vários locais onde desembarcou. 

Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara (Arraiolos, 1809 - Évora, 1879) formado em medicina pela Universidade de Coimbra, foi professor no de Évora e Bibliotecário da Biblioteca Pública da mesma cidade, deputado às cortes em 1853, foi nomeado Secretário do Governo-Geral da Índia, desde 1856 a 1877. Tanto em Évora como na Índia prestou um relevante serviço na publicação e estudo de documentos históricos. Na Índia em especial publicou numerosos estudos e artigos de polémica em defesa dos direitos do Padroado Português, estudos sobre a língua Concani e diversos estudos sobre a História da Índia Portuguesa.        

Inocêncio IV, 83 e XII, 66. 

Referência: 1811PG011
Local: M-13-B-20


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters