RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78940

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CORTE REAL DO CANTO. (Vital de Bettencourt Vasconcelos) DESCRIPÇÃO HISTORICA, TOPOGRAPHICA E ETHNOGRAFICA DO DISTRICTO DE S. JOÃO BAPTISTA D'AJUDÁ E DO REINO DO DAHOMÉ.

Na Costa da Mina. Por... Governador da Ilha do Principe. Typographia Universal. Lisboa. 1869.

De 21x14 cm. Com xvi, 91, [iii] págs. Brochado; Precisa de ser encadernado. Exemplar com dedicatória do autor ao Conselheiro Miguel de Canto e Castro, Par do Reino, na folha de anterrosto.

1ª Edição muito rara, com dedicatória impressa do autor ao Conselheiro Luís Augusto Rebelo da Silva, nas páginas v a x, introdução de Pinheiro Chagas de páginas xi a xvi, a obra propriamente dita, nas páginas numeradas em caracteres árabes e erratas nas páginas finais.

O autor descreve com grande pormenor o arquipélago de S. Tomé e Príncipe, narra a história e descreve as instalações do distrito de São João Baptista de Ajudá, as acções de Francisco Félix de Sousa e de seu filho, a tentativa de ocupação dos franceses, entre 1860 e 1865, as medidas de Mendes Leal, quando foi Ministro da Marinha e Ultramar e descreve o reino do Daomé, incluindo os sacrifícios humanos por ocasião das cerimónias fúnebres dos soberanos. No final apresenta um sistema para obter trabalhadores angolanos para as roças de S. Tomé e Príncipe.

Transcreve as instruções dadas ao comandante do forte português de São João Baptista de Ajudá, de páginas 24 a 29, com notas críticas, correspondência entre diversas autoridades e a descrição do negociante holandês Euschart, em 6 de Agosto de 1862.

Vital de Bettencourt Vasconcelos Corte Real do Canto (Angra do Heroísmo c.1820 - Moçâmedes 1870) Oficial de artilharia, governador da Ilha do Príncipe, foi autor desta obra e de outra com o seguinte título: «Missionarios francezes propagadores da fé na costa da Mina e qual o prestigio portuguez. Considerações e melhoramentos a fazer no forte de S. João Baptista de Ajudá, etc. Lisboa, na typ. de Vicente A. Gomes dos Santos. 1867, 8.º gr. de 23 pág.» Inocêncio XX, 24.


Temáticas

Referência: 1811PG059
Local: I-6-D-99

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters