RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COUTO LUPI. (Eduardo do) RELATORIO DO GOVERNADOR DO DISTRICTO DE QUELIMANE. 1906-1907.

Publicado em harmonia com a portaria nº 326, de 21 de maio de 1907. Imprensa Nacional. Lourenço Marques. 1907.

De 24x15,2 cm. Com 107, [iii] págs. Brochado.

Exemplar com etiqueta da Livraria Triunfo colada no pé da folha de rosto e com ex-libris de Eduardo Moreira colado no verso da mesma folha.

O autor, governador do Distrito da Zambézia, com capital em Quelimane, começa por louvar as determinações do Decreto de 23 de maio de 1907, que segundo a sua opinião facilita muito o trabalho dos governadores de Distrito.

Contém pormenorizadas descrições da situação dos diversos escalões administrativos, dos problemas com a cobrança do mussoco e da acção das grandes Companhias do Boror e da Zambézia, que o Governador elogia pela forma como administram os respectivos prazos. Relata o desenvolvimento do contrabando devido à falta de fiscalização, o estado de guerra permanente que se verificava desde 1902 nas terras do Lomué e Tacuane e os problemas causados pelos métodos comerciais dos comerciantes indianos, designados por monhés.

Transcreve muitos documentos na totalidade, como a Ordem de Serviço Nº1, de 13 de Abril de 1905, sobre a organização em Administração Civil das terras da Maganja da Costa e do prazo Mucuba. Transcreve igualmente partes dos relatórios dos directores das alfândegas de Quelimane e de Chinde assim como extractos de relatórios das grandes companhias que relatam os graves problemas climatéricos e epidemiológicos que afectavam o distrito desde 1905. Apresenta muitos mapas e tabelas com dados estatísticos alguns desde o ano de 1893.

Folheto muito raro e de excepcional importância para a história da colonização portuguesa e para a história de Moçambique.

René Pélissier. História de Moçambique, Editorial Estampa. Lisboa. 1988. Volume II, p. 516.

Referência: 1811PG065
Local: I-6-D-91


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters