RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79420

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ELIADE. (Mircea) O SAGRADO E O PROFANO.

A Essência das Religiões. Tradução de Rogério Fernandes. Colecção Vida e Cultura. N.º 62. Edição «Livros do Brasil». Lisboa. [D.L. 1980]

De 22x15 cm. Com 234, [v] págs. Brochado. Exemplar com talão da editora na folha de anterrosto.

Obra de grande interesse para o estudo da ciência das religiões, vertida para o português a partir do original Das Heilige Und Das Profane. Tem por objectivo a análise dos elementos comuns das diversas religiões, procurando decifrar-lhes as leis evolutivas no âmbito da antropologia filosófica, da fenomenologia e da psicologia. 

«Obra que se tornou fundamental para o estudo do comportamento geral do homem e imprescindível para a antropologia filosófica, a fenomenologia e a psicologia, O Sagrado e o Profano, de Mircea Eliade, ocupa-se desse fenómeno capital que é o da forma como o homem religioso se esforça por manter o máximo de tempo possível num Universo sagrado e, por conseguinte, como é que se apresenta a sua experiência total de vida em relação à experiência do homem privado de sentimento religioso, do homem que vive, ou deseja viver num mundo des-sacralizado. O leitor não tardará a dar-se conta de que, para a consciência moderna, um acto fisiológico - a alimentação, a sexualidade, etc. - não é em suma, mais do que um fenómeno orgânico, qualquer que seja o número de tabus que o embaraça ainda. Mas para o primitivo, um tal acto não é simplesmente fisiológico; é, ou pode tornar-se, um "sacramento", quer dizer, uma comunhão com o sagrado. Tal a natureza da obra que, em tradução do Dr. Rogério Fernandes, se apresenta uma vez mais ao leitor português, numa clara contribuição para o esclarecimento e discussão de alguns problemas fundamentais para a compreensão de conceitos básicos da cultura» (Da Sinopse).

Curiosidade: o autor viveu em Lisboa (Rua Elias Garcia Nº147), entre 1941 e 1944, onde se refugiou durante a Segunda Guerra Mundial.


Temáticas

Referência: 1902JR041
Local: I-101-G-27


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters