RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79716

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



AGUIAR. (António Augusto de) CONFERENCIAS SOBRE VINHOS.

Por ... Commissario regio na exposição de Londres de 1874. Socio effectivo da Academia Real das Sciencias de Lisboa. Professor de chimica da Escola Polytechnica e do Instituto Industrial de Lisboa. Presidente do conselho administrativo da Associação Promotora da Industria Fabril. Socio honorario da Sociedade das Sciencias Medicas de Lisboa e da Sociedade Pharmaceutica Lusitana. Membro da Sociedade chimica de Paris, de Berlin e do Instituto Agrícola de Valencia etc. etc. etc. Typographia da Academia Real das Sciencias. Lisboa. 1876.

De 22,5x14,5 cm. com 438, [ii] págs. Encadernação da época com lombada em pele, com ferros a ouro.

As primeiras páginas (1 a 5) apresentam numeração romana. Exemplar com assinatura de oferta na folha de rosto. 

Obra, que reproduz as conferências realizadas pelo o autor, depois de voltar da Exposição de Vinhos Portugueses em Londres e que desencadeou polémica e foi alvo de perseguições do Governo da época, assim o ministro responsável recusou subsidiar a sua publicação, depois levantou dificuldades a que a obra, mesmo à custa do autor, fosse publicada na Imprensa Nacional, tendo o autor decidido imprimir o livro na Academia das Ciências de Lisboa. Pelo mesmo motivo do conflito com o governo o autor, a partir da 5ª conferência passou a realizar estes eventos no Teatro da Trindade, que ao contrário do Teatro D. Maria II, não dependia do Governo.   

Primeiro volume de uma obra em 2 volumes, o segundo volume, em falta, é sobre vinhos estrangeiros.

Este primeiro volume contém 10 conferências, sobre vinhos nacionais. As duas primeiras sobre vinhos do Algarve, a terceira sobre vinhos do Alentejo, da quarta à sexta trata dos vinhos da Extremadura, a sétima é sobre os vinhos da Beira Alta, a oitava sobre os vinhos da Beira Baixa e do Minho, a nona contém a continuação dos vinhos do Minho e os vinhos de Trás-os-Montes e a décima sobre os Vinhos do Douro. Nelas entre outras questões polémicas o autor denuncia a degradação dos vinhos portugueses, como por exemplo o Carcavelos, 

António Augusto de Aguiar (Lisboa 1838 - 1887) cientista formado em química, é autor de vasta bibliografia sobre química e enologia e é considerado um dos responsáveis pelo melhoramento dos vinhos portugueses. Foi iniciado na maçonaria em 1862 onde desempenhou elevados cargos. Foi deputado e ministro das Obras Públicas Comércio e Indústria entre 1883 e 1885.   

Inocêncio XX, 170-172. XXII, 181-184. 


Temáticas

Referência: 1902PG020
Local: I-106-E-22

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters