RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79492

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MACEDO. (José Agostinho de) O DESENGANO PERIODICO POLITICO, E MORAL [+OS JESUITAS OU O PROBLEMA QUE RESOLVEO]

Por José Agostinho de Macedo. Nº 1. Setembro de 1830 [a Nº 27. Setembro de 1831] LISBOA: NA IMPRESSÃO REGIA. 1830. Por Ordem Superior.

In 6º de 21,5x15,6 cm. Com 320 págs. Encadernação da época inteira de pele com rótulo vermelho e ferros a ouro.

Inocêncio refere um retrato que não consta neste exemplar como acontece com outros, pois era vendido à parte. Apresenta defeitos nas charneiras e no pé da lombada.  

Contém 27 números e um número de adição ao número 26. A Adição e o número 27 foram publicados já depois da morte do autor.

Periódico de propaganda e defesa da causa de D. Miguel totalmente escrito por José Agostinho de Macedo no mesmo estilo da Besta Esfolada. A motivação para iniciar a sua publicação foi a Revolução de Paris de 1830, que deu origem a outras revoluções em vários países europeus e que foi um acontecimento muito negativo para os Absolutistas apoiantes de D. Miguel, pois criava uma situação internacional desfavorável aos regimes Absolutos. 

O autor, no nº1 página 9-10, afirma: Eu não posso esgrimir huma espada, enristar huma lança, ou bornear huma peça, mas posso oppôr hum Escripto a outros Escriptos, e combater com a razão, e com a verdade os sofismas da impiedade, e da rebellião, desenganandoos Povos, mostrando-lhes o que lhes convem em Politica, e o que devão praticar em Moral, porque o Feroz Maçonismo não procura mais que cegar os homens com a apparencia, e com a promessa de bens, que são verdadeiros males, que lhes prepara ferros, quando lhes promette liberdade, offerecendo-lhes opulencia, quando os intenta despojar de tudo, constituindo a Ochlocracia, que he o governo da canalha, quando assegura conservar, e respeitar a Monarquia.        

Tem junto: OS JESUÍTAS OU O PROBLEMA Que Resolveo e Ao Muito Alto, e Muito Poderoso Rei o Senhor D. MIGUEL I. Nosso Senhor Consagrou JOSÉ AGOSTINHO DE MACEDO. LISBOA: Na Impressão Regia. Anno 1830. Com Licença. 

In 4º de 21,5x15,6 cm. Com 27 págs. 

Folheto em que Macedo defende a readmissão em Portugal da Companhia de Jesus, que tinha sido restaurada pelo Papa Pio VII em 7 de Agosto de 1814.     

Inocêncio Francisco da Silva. Memórias para a Vida Íntima de José Agostinho de Macedo. Obra organizada por Teófilo Braga. Lisboa. 1898. pág. 147-154 e 231 (nesta página o Desengano e os Jesuitas) 

Inocêncio IV, 197-198. 


Temáticas

Referência: 2011PG010
Local: M-16-D-19


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters