RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

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ORDENAÇOES, E LEYS DO REYNO DE PORTUGAL, CONFIRMADAS, E ESTABELECIDAS PELO SENHOR REY D. JOÃO IV. [COM O REPERTORIO]

Novamente Impressas, e accrescentadas com tres Collecções; a primeira, de leys Extravagantes; a segunda, de Decretos, e Cartas; e a terceira, de Assentos da Casa da Suplicaçaõ, e Relaçaõ do Porto. Por Mandado Do Muito Alto e Poderoso Rey D. JOAÕ V. Nosso Senhor. LIVRO PRIMEIRO. LISBOA, M. DCC. XLVII. [1747]. No Mosteiro de S. Vicente de Fóra, Camara Real de Sua Magestade. Com as licenças necessarias, e Privilegio Real.  

5 Volumes in fol. encadernados em 3. De 45,1x29 cm. Com [viii], 544 + [iv], 167, [i]; [iv], 162, [ii]; [viii], 124 + [viii], 340 págs. Encadernações inteiras de pele da época com nervos, rótulos vermelhos, elaborados ferros a ouro em casas fechadas, nas lombadas e a formar esquadria simples nas pastas. Cortes das folhas marmoreados. 

REPERTORIO DAS ORDENAÇÕES DO REYNO DE PORTUGAL Novamente Correcto: Accrescentado Com muitas Conclusões tiradas das mesmas Ordenações, e com hum novo Index no fim delle das materias das Colecçoes, que se ajuntáraõ aos Livros da Ordenaçaõ novamente impressa: ILLUSTRADO Com copiosas Remissoes dos Doutores; Concordia das Ordenaçoes, Leys Extravagantes, Decreto Reaes, e Assentos das Relações, que se tem expedido, e feito desde a nova Compilação das Ordenaçoes; e com muitas Notas de casos praticos e Arestos, que deixáraõ apontados nas suas Ordenaçoes alguns grandes Ministros deste Reyno. TOMO PRIMEIRO. LISBOA, M. DCC. XLIX. [1749]. [TOMO SEGUNDO. LISBOA. M.DCC. LIV. 1754] No Mosteiro de S. Vicente de Fóra, Camara Real de Sua Magestade. Com as licenças necessarias, e Privilegio Real.     

2 Volumes in fol de 45,1x29 cm. Com [viii], 328, [ii] + [viii], 498, [ii], 80 págs.

Encadernações inteiras de pele da época, mas diferentes dos três primeiros volumes, com nervos, ferros a ouro, nas lombadas e com ferros a seco muito elaborados nas pastas a formar esquadria tripla com ornamentação com motivos vegetalistas e volutas nas pastas. Cortes das folhas carminados.   

Ilustrados com as armas reais de Portugal de D. João V gravadas em chapa de metal por Olivarius Cor, no centro das folhas de rosto de cada volume; com um cabeção alegórico de grande dimensões por Debrie, que se repete na primeira página das cinco partes e dos dois volumes do repertório e que representa a justiça coroada apoiada por Minerva, deusa da sabedoria, que segura um escudo com as armas do reino, ao alto vê-se o olho da Providência, a esfera armilar e a hidra de Lerna; inicial alegórica da justiça por Debrie, na página 1 do primeiro volume e iniciais alegóricas por Olivarius Cor nas primeiras páginas das restantes quatro partes das Ordenações. As iniciais dos dois volumes do Repertório não estão assinadas. 

Os volumes desta obra apresentam todas as folhas que integram os cadernos, nomeadamente as várias folhas não impressas, no início de cada uma das partes e no início dos dois volume do Repertório, e que estando em branco são muitas vezes retiradas para serem aproveitadas para outros fins. Apresentam defeitos à cabeça, no pé e nas charneiras das lombadas, com pequenas perdas de pele no volume primeiro das Ordenações e no volume segundo do Repertório; com mancha marginal nas primeiras folhas até página 32 e nas páginas finais do primeiro volume; com mancha nas folhas iniciais até página 83 do segundo volume; com mancha no pé do festo do primeiro volume do Repertório, com pequeno pico de traça marginal nas últimas folhas do primeiro volume e à cabeça das páginas 11 a 106 do segundo volume.         

Alguns dos exemplares são acompanhados de um frontispício gravado da autoria de Debrie, ver Ernesto Soares, Nº 658, a), que não foi colocado neste e poucos o têm, pois Inocêncio não o refere. Saiu também um apêndice de um volume, em 1760, que não consta deste conjunto. 

As folhas preliminares contêm o Prólogo, a Lei de Confirmação de D. João IV, de 1643, aprovações e licenças da presente edição e os índices. Os volumes do Repertório, contêm apêndices com as Leis Extravagantes publicadas entre 1747 e 1754, nas páginas 309 a 328 do primeiro volume e 397 a 498 do segundo volume.     

Magnífica edição do Reinado de D. João V, que costuma ser designada por Vicentina, em que as grandes dimensões, a elevada qualidade do papel e a beleza da impressão servem para afirmar o poder real dispensador das leis e da justiça. Desta edição foi enviado um exemplar à Exposição de Paris, de 1867.   

Foi dirigida pelo advogado Jeronimo da Silva Pereira, que lhe juntou as leis extravagantes publicadas desde 1603 até 1747, colocando-as segundo o lugar dos livros e títulos que lhes correspondiam. Por outro lado reviu e acrescentou muito o Repertorio das Ordenações, que inicialmente tinha sido elaborado por Manuel Mendes de Castro e que nesta edição ocupa os dois últimos volumes.    

Biografias dos ilustradores e ref: 

Olivarius Cor, artista estrangeiro que trabalhou em Portugal de 1744 a 1748. É autor de várias gravuras notáveis, como o retrato do Infante D. António, de D. António de Monravá do Padre António Vieira, D. Afonso Henriques e o emblema da irmandade de S. Lucas, entre outras.     

Ernesto Soares. História da Gravura Artística em Portugal. I, páginas 180 a 185. 

Guilherme Francisco Lourenço Debrie. O mais notável e operoso gravador e desenhador, que trabalhou em Portugal desde 1731 a 1753. É autor de mais de quatro centenas de obras.      

Ernesto Soares. História da Gravura Artística em Portugal. I, páginas 205 a 238, Nº 658 a) e b).   

Monteverde, 3884. 

Condessa da Azambuja, 1849. 

Pinto de Matos, pág. 432. 

Inocêncio VI, 327. 

 

 

 

 


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Referência: 2104PG006
Local: M-8-A-27

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