RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LABAUME. (Eugenio) RELAÇÃO COMPLETA DA CAMPANHA DA RUSSIA EM 1812.

Ornada com os planos da batalha de Moskowa, do combate de Malo-Jaroslavetz, e de hum estado summario das forças do exercito francez durante toda esta campanha, &c. Por Mr. EUGENIO LABAUME Cheffe de Esquadrão, empregado na Secção historica do deposito geral de guerra, Cavalleiro da Legião d'Honra, e da Coroa de Ferro. Traduzida do original por F. D'ALPUIM S.M. e J.P.M.L. PORTUGAL, e offercida por elles AO EXERCITO PORTUGUEZ. Parte I [Tomo II. Parte II] LISBOA NA NOVA IMPRESSÃO DA VIUVA NEVES E FILHOS, 1818. Com licença da Meza do Dezembargo do Paço.

2 volumes in 4º de 21x15 cm. Com [xxii], iv, 237 e 234 págs. Encadernações da época inteiras de pele, cansadas, com rótulos vermelhos e verdes com ferros a ouro na lombada.

Ilustrado cada um com um mapa topográfico desdobrável de grande detalhe: no volume 1 a disposição das forças combatentes na Batalha de Moscovo (de 30x45 cm) e no volume 2 na batalha de Malo-Jaroslavetz (de 25x35 cm), ambos com escala em metros, levantados pelo próprio autor no terreno em 5 e 6 de Setembro de 1812  e 24 de Outubro do mesmo ano, respectivamente.

A obra apresenta-se dividida por capítulos correspondendo às principais posições e batalhas ao longo da Campanha da Rússia. No final do primeiro volume encontra-se a errata e no final do segundo volume o autor apresenta o itinerário com os dias do percurso e as distâncias percorridas; duas extensas listas dos comandantes e outras pessoas citadas em ambas as forças; um sumário dos corpos, divisões e regimentos que faziam parte do Grande Exercito francês dirigido contra a Rússia e errata.

Esta lista contém a referência às tropas da Legião Portuguesa que integravam o 1º Corpo de Exército (6ª Divisão do General Legrand) e o 3º Corpo de Exército (11ª Divisão do General Razout).

Inocêncio não refere esta obra e, possívemente, um dos tradutores será (Inocêncio II, 327) FRANCISCO DE ALPUIM E MENEZES, filho de Francisco Xavier de Alpuim e de D. Jeronyma Theresa de Carvalho e Menezes. N. a 3 de Outubro de 1790. Pelos annos de 1814 e seguintes achava-se em Londres, empregado, segundo presumo, no serviço da legação portugueza n'aquella côrte. Tendo voltado para Portugal em 1820, ou talvez antes, foi em Lisboa preso com outros sujeitos no dia 2 de Junho de 1822, como sendo um dos chefes da conspiração, que tinha por fim a queda do governo constitucional, e que ficou celebre nos annaes dos nossos tempos modernos pela denominação de Conspiração da rua Formosa. (Esta lhe proveiu do local onde era situada uma officina typographica, que servia de ponto de reunião para os associados.) Reslabelecido o governo absoluto em 1823, entrou de novo na carreira


Temáticas

Referência: 2107PG007
Local: M-14-D-34


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters