RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 94056

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CAETANO DE LIMA. (Luís) GEOGRAFIA HISTORICA DE TODOS OS ESTADOS SOBERANOS DE EUROPA,

Com mudanças, que houve nos seus Domínios, ESPECIALMENTE PELOS TRATADOS DE UTRECH, RASTAD, BADEN, da Barreira, da Quadruple Alliança, de Hannover, e de Sevilha e com as Genealogias das Casas reynantes, e outras muy principaes. Por D. LUIZ CAETANO DE LIMA, Clérigo Regular, EXAMINADOR DAS TRES ORDENS MILITARES, e Academico da Academia Real da Historia Portugueza. TOMO PRIMEIRO, (& TOMO SEGUNDO) Em que se trata de Portugal. LISBOA OCCIDENTAL, Na Officina de JOSEPH ANTONIO DA SYLVA, Impressor Da Academia Real. M. DCC. XXXIV. (1734)

De 28,5x22 cm. 2 volumes com (xx)-562 e (iv)-722 pags. Encadernações da época inteiras de pele com nervos e ferros a ouro nas lombadas. Obra Ilustrada com uma gravura de uma esfera artificial ou armilar, várias estampas no texto com figuras astronómicas, sete mapas 'Reyno de Portugal, Provincia de Entre Douro e Minho, Provincia de Tras-os-Montes, Provincia da Beira, Província da Estremadura, Província do Alentejo e Reyno do Algarve.' e quatro plantas das praças fortes de Moura, Olivença, Campo Maior e Arronches. Os frontispícios são impressos a duas cores, apresenta quatro vinhetas decorativas a magnífica gravura da biblioteca da Academia Real da História 'aberta por Pedro Rochefort., Lx. 1732.' Uma vista de Lisboa, a partir de Almada, anterior ao terramoto de 1755, assinada por L. Simonneau,. Uma gravura alegórica eventualmente da tomada de Lisboa aos Mouros? Estandarte com o escudo de armas de D. João V, ladeado pelas figuras da fama e da vitória. Capitulares de decorativas gravadas por Debrie. Obra monumental da tipografia joanina. O autor pretendia publicar mais volumes o que infelizmente não veio a acontecer, sendo que estes dois tratam de Portugal, nas primeiras 182 páginas do primeiro tomo contem uma interessantíssima geografia astronómica.

Inocêncio V, 238. “D. LUIS CAETANO DE LIMA, Clerigo regular Theatino, Academico da Academia Real de Historia, e empregado por vezes em commissões politicas e diplomaticas, dentro e fóra do reino. Serviu como tal nas côrtes de Roma, París, Londres, Haya, etc. Foi varão douto nas sciencias ecclesiasticas, muito erudito nas historicas, e perito nas linguas grega, hebraica e latina, deixando nellas varias composições mencionadas na Bibl. de Barbosa. - N. em Lisboa a 7 de Septembro de 1671, e professou o instituto de S. Caetano na casa de N. S. da Divina Providencia em 29 de Septembro de 1687. M. na mesma casa, onde serviu tambem varias vezes de Preposito, a 24 de Junho de 1757. - V. a sua vida, escripta por D. Thomás Caetano de Bem, no tomo II, pag. 34 a 162 das Memorias Chronologicas dos Clerigos Regulares, onde extensamente se tracta das negociações do congresso de Utrecht, a que o P. Lima assistíra na qualidade de Secretario dos ministros portuguezes Conde de Tarouca e D. Luis da Cunha. V. tambem o seu Elogio por João Antonio Bezerra de Lima, impresso em 1759 os Estudos biographicos de Canaes, a pag. 246, etc. - Ha na Bibliotheca Nacional de Lisboa um seu retrato de meio corpo. Geographia historica de todos os Estados soberanos da Europa com as mudanças que houve nos seus dominios, especialmente pelos tractados de Utrecht, Rastad, Baden, etc., e com as genealogias das casas reinantes, e outras mui principaes. Tomo I. Em que se tracta de Portugal. Lisboa, por José Antonio da Silva 1735. Fol. de XX-562 pag. (No Catalogo da Academia lê-se escripto erradamente 1734.) - Tomo II. Em que se tracta de Portugal. Ibi, pelo mesmo 1736. Fol. de 722 pag. O tomo II é illustrado com varios mappas, a saber o geral do reino, outros parciaes das seis provincias em que então se dividia o reino e as plantas das praças de Moura, Olivença, Campo-maior e Arronches. A obra não continuou, com quanto o auctor vivesse ainda mais de vinte annos, tempo que bem poderia chegar para completal-a. O preço regular dos dous volumes existentes, creio não ter excedido até hoje a 2:400 réis, quando bem acondicionados.”


Temáticas

Referência: 0911LM071

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters