RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FERREIRA BORGES. (José) DICCIONARIO JURIDICO-COMMERCIAL,

Por José Ferreira Borges Conselheiro d’Estado Honorario. Typographia de Sebastião José Pereira. 2ª edição [aliás 3ª edição]. Porto. 1856.

In 4º (de 23x16 cm) com viii-423 pags.

Encadernação da época com lombada em pele com finos ferros a ouro.

Terceira edição desta obra; tendo sido a primeira publicada em 1839 (presente nos catálogos Castro e Silva, Lda); e a segunda em 1840.

Inocêncio (IV, 330): "José Ferreira Borges bacharel formado em Canones pela Universidade de Coimbra em 1805: Advogado na cidade do Porto, sua pátria, desde 1808 até 1820; secretario da Junta da Companhia dos Vinhos do Alto-Douro em 1818; membro da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, proclamada em 1820; para cujos sucessos concorreu tão activamente como consta das suas biografias, e das revelações e memorias do seu consocio Xavier de Araujo; deputado às Cortes constituintes em 1821; conselheiro de estado em 1823; emigrado em Londres desde Junho do mesmo ano até Fevereiro de 1827; e novamente em Fevereiro do ano seguinte até Setembro de 1833; supremo magistrado do comercio, e juiz presidente do Tribunal Comercial de Segunda Instancia; demitido de todos os cargos em 19 de Setembro de 1836. Nasceu no Porto em 1786, e aí morreu em 1838. Diccionario juridico-commercial. Lisboa, Typ. da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis 1840. 8.º gr. Com o retrato do autor. Segunda edição [aliás 3ª edição] Porto, 1856. 4.º. Por ocasião de anunciar esta publicação, diz a revista literária do Porto, Tomo V, pag. 185: esta obra, que saiu póstuma, e fora coordenada por seu ilustre autor conjuntamente com o código comercial, é de sumo interesse não só para o jurisconsulto, mas para os comerciantes, e em geral para todo aquele que pretenda ter noções exactas dos diversíssimos pontos da jurisprudência comercial, e ainda mesmo de muitos de economia política, e de syntelologia, correlativa com aquela. Os diversos e numerosíssimos artigos de que se compõe são escritos com a clareza e simplicidade que distinguem as produções literárias do autor, e que caracterizam o seu estilo; e ainda que didacticamente redigidos não encerram menos o preciso para darem ao leitor uma cabal ideia do assunto, enriquecendo-o com a legislação respectiva.”

Referência: 1205JC022
Local: M-10-D-24


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters