RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79731

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



AZEREDO COUTINHO. (José Joaquim da Cunha de) COPIA DA CARTA,

Que hum Amigo escreveu de Lisboa com algumas Notas, em resposta a outra Que lhe remetteu o Seu Amigo da Côrte do Rio-de-Janeiro, copiada do Correio Braziliense, Numero de Mayo de 1817. Londres: IMPRESSOR POR L. THOMPSON, GREAT ST HELENS. 1819.

In 4º (de 21x13 cm) com 263, [i] págs.

Encadernação da época, inteira de pele marmoreada, com finos ferros na lombada e no rótulo vermelho com o título “Azeredo Coutinho”.

Inocêncio IV, 384 e XIII, 22: “ José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho, Clerigo Secular, nasceu no distrito da comarca dos Campos dos Goitacazes na provincia do Rio de Janeiro, em 1742 (ou de 1743, como dizem outros) sendo filho primogenito de Sebastião da Cunha Coutinho Rangel e D. Isabel Sebastiana Rosa de Moraes, ambos oriundos de familias distintas e abastadas da mesma província.

Depois de concluir com aproveitamento na cidade do Rio de Janeiro o curso de humanidades, percorreu durante alguns anos, as terras da sua província, e da de Minas, deleitando-se com curiosa observação no estudo dos costumes e interesses locaes.

Contava trinta annos de edade quando se determinou a trocar o estado civil pelo eclesiástico, renunciando os direitos da primogenitura em seu irmão segundo, e vindo para Portugal, onde no anno de 1775 se matriculou na faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que por esse tempo acabava de ser reformada. Aí tomou o grau de Bacharel em Canones, e mais tarde o de Licenceado, dando mostras de grande talento e aplicação assídua, não só nas ciências positivas, mas tambem nas filosóficas.

Foi sucessivamente nomeado Arcediago da Cathedral do Rio de Janeiro em 1784; Deputado da Inquisição de Lisboa em 1785; Bispo de Pernambuco em 1794; Director geral dos Estudos e Governador interino daquela capitania em 1798; trasladado em 1802 para a diocese de Bragança e Miranda, posto que sem effeito, por haver o bispo respectivo reclamado contra a desistência que por acto involuntario fizera. No ano de 1806 se lhe realisou porém a transferência para o bispado de Elvas, e o regeu até 1818; deixando então esse exercicio pelo de Inquisidor Geral (o ultimo que desempenhou tais funcções neste reino, em virtude da abolição do Santo Ofício, que pouco depois teve lugar). Foi igualmente nomeado Presidente da Junta do Exame do Estado actual e melhoramento temporal das Ordens religiosas. Sobrevindo a Revolução de 24 de Agosto de 1820, foi pela sua província eleito Deputado ás Cortes Constituintes, nas quais tomou assento em 1821; porém mal poude funcionar, em razão de falecer quase reprentinamente. Foi desde 1791 Sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, etc.

Severo por índole, e em extremo zeloso de conservar intactas as prerogativas e imunidades que julgava pertencerem-lhe, teve de sustentar por vezes no exercicio do seu ministerio as contradicções e desgostos, que bem se manifestam por alguns dos escriptos qne nos deixou; porém não que d’ahi lhe proviesse a menor quebra na estima e amisade do soberano, cujas boas graças o acompanharam até o fim da vida.

Copia da carta que um amigo escreveu de Lisboa com algumas notas, em resposta a outra que lhe remetteu o seu amigo da côrte do Rio de Janeiro, copiada do Correio braziliense, numero de mayo de 1817. Londres, impresso por L. Thompson, 1819. 8.o gr. de 263 pag. e mais 1 de errata. - Versa sobre a questão e pleito entre o bispo e parte do clero da Sé de Elvas, que não queria sujeitar se a certas obrigações que lhes impunham os estatutos”.


Temáticas

Referência: 1305JC089
Local: M-7-C-26


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters