RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

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CAMÕES. (Luís de) OBRAS DE LUIS DE CAMÕES,

PRINCIPE DOS POETAS DE HESPANHA. SEGUNDA EDIÇÃO, Da que, na Officina Luisiana, se fez em Lisboa nos annos de 1779, e 1780. LISBOA. Na Offic. de SIMÃO THADDEO FERREIRA. ANNO M. DCC. LXXXII. [e] M. DCC. LXXXIII. [1782 e 1783].

Obra em 4 tomos encadernados em 5 volumes.

In 8º (de 14,5x10 cm) com 156, 200 + 320, (1) + 448 + 382, [2] + 374, [7] págs.

Encadernações da época inteiras de pele, com nervos e ferros a ouro na lombada.

Ilustrado com um retrato do poeta em anterrosto, desenhado por “Hieronym. Barr.” e gravado por “Lucius sc. Olisip. 1784”, mostrando o poeta enquanto soldado, junto à barra do Tejo e ao lado de um escudo com uma fénix.

Exemplar apresentando leves vestígios marginais de trabalho de traça nas últimas folhas de 2 volumes. Manchas de acidulação no volume 4 (da pág. 10 à pág. 86). Leve mancha de humidade desvanecida pelo tempo, no início do volume 3, afectando 20 fólios iniciais, faltas de papel nos cantos inferiores de 2 fólios, sem perda de texto, na folha de rosto do volume 2 e no penúltimo fólio do volume 4.

Obra muito rara quando completa com o retrato e todos os seus tomos.

 Work in 4 books bound in 5 volumes.

In 8º (14.5x10 cm) with 156, 200 + 320, (1) + 448 + 382, [2] + 374, [7] pp.

Binding: contemporary full calf, with raised bands and gilt tools on spine.

Illustrated with a portrait of the poet on the half-title drawn by “Hieronym. Barr.” and engraved by “Lucius sc. Olisip. 1784”, showing the poet dressed as a soldier, by the river Tagus with a shield with a Phoenix behind him.

Copy showing slight wormholes on the last pages of 2 volumes. Some foxing on volume 4 (from page 10 to page 86). Faded water stain at the beginning of volume 3, affecting the first 20 folios, lack of paper at the bottom corners of 2 folios with no text lost, and on the last but one folio in volume 4.

A very rare work when complete with all the books and volumes.

Ref.: José do Canto, pág. 16 (nº 53): «Esta edição suscitou renhidas polémicas literárias, pouco difere no seu contexto geral da precedente sob a direcção do mesmo padre Tomás José de Aquino. O formato é mais pequeno; o retrato em frente do título é de pura fantasia; as peças preliminares variam; e o artigo ao leitor foi muito desenvolvido, com a apreciação da tradução inglesa dos Lusíadas por Mickle. No demais pouco há a notar. Tomás José de Aquino encontrando na Livraria do convento de N. S da Graça de Lisboa os originais dos comentários ainda inéditos de Manuel de Faria e Sousa, o bibliotecário Frei Vicente Barbosa frade de Santo Agostinho, franqueou-lhos habilitando-o a dar uma amplíssima edição das obras de Camões. Pertencem porém ao poeta todas as poesias que Faria e Sousa lhe atribuía? Dificilmente se decidirá esse pleito».

Inocêncio V, 261: «Obras de Luis de Camões, principe dos poetas de Hespanha. Segunda edição, da que na Officina Luisiana se fez em Lisboa, nos annos de 1779 e 1780. Lisboa, na Offic. de Simão Thaddêo Ferreira 1782 1783. 8.º 4 tomos: com o retrato do poeta. O tomo I é dividido em duas partes, ou volumes. Tem demais que a precedente um novo prologo, ou advertência do P. Thomás [José de Aquino] ao leitor, que ocupa as primeiras 66 pág. do tomo I. Uma e outra compreendem além das obras que são universalmente reconhecidas do poeta, as que em diversos tempos, e por diversos editores se lhe atribuíram, das quais passam algumas por apócrifas: as lições variantes dos Lusíadas; as estâncias que foram desprezadas, ou omitidas pelo poeta ao dar á luz a sua obra: os argumentos e índex dos nomes próprios de João Franco Barreto; as oitavas a Santa Úrsula, que Bernardes publicára como suas, e são de Camões no conceito dos comentadores; as éclogas IX a XIII, que andam (com variantes) no Lima de Bernardes, e se dizem por este usurpadas; as éclogas XIV e XV, nunca impressas até 1779; e finalmente uma écloga intitulada Cintra, também ainda não impressa; na qual Manuel de Faria descreve a vida de Camões, em 1414 versos, tirados todos com incrível e paciente diligencia de diversos lugares das composições do poeta [Pág. 317 a 364 do Tomo IV (5º volume)]. O exemplar da coleção Adamson foi vendido por 10 sh. Existe, bem como a antecedente, na colecção Norton. O seu preço regular em Lisboa tem sido de 1:600 a 2:400 réis».

 


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Referência: 1605JC008
Local: M-3-B-22


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