RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78939

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CAETANO DE BEM. (D. Thomas) VIDA DE SANTO ANDRÉ AVELLINO.

Clerigo Regular, Especial Protector contra acidentes apopleticos, e morte repentina, que escreve, e dedica Á Augustissima, e Fidelissima D. MARIANA VICTORIA, Rainha de Portugal, &c. &c. &c. Nossa Senhora, D. Thomaz Caetano de Bem Clerigo Regular. (Vinheta) LISBOA, Na Officina de Miguel Manescal da Costa, Impressor do Santo Officio. Anno de M.DCC.LXVII. [1767] Com todas as licenças necessarias.

In 8º de 21x16 cm com iv fólios,  [x], iv folios, [xiii], 791, [iii] págs. Encadernação da época, inteira de pele, com nervos e rótulo vermelho na lombada, que apresenta belos ferros gravados a ouro com motivos vegetalistas e o título gravado a ouro no rótulo. Cortes das folhas carminados.

Ilustrado com uma gravura em anterrosto, gravada a buril, retratando Santo André.

Texto impresso em caracteres rotundos muito nítidos e esmaltados sobre papel de linho muito alvo, encorpado e sonante. Impressão ornamentada com cabeções ricamente decorados, tarjas decorativas, florões de remate, iniciais decoradas e capitulares .

As folhas preliminares contêm a dedicatória à rainha de Portugal, D. Marianna Victoria; "Ao leitor" onde Caetano de Bem enumera todas as obras escritas sobre o Santo;  "Licenças", aprovações de Fr. Bento Cardoso e de  Fr. Manuel de Santa Luzia.

Magnifico exemplar, que apenas apresenta um leve trabalho de traça marginal.  

A melhor biografia de um Santo muito próximo do mundo hispânico e da família real Portuguesa, escrita por um historiador e poeta que se distinguiu pela qualidade e valor informativo de muitas biografias de padres, membros da Congregação dos Clérigos Regulares. 

Santo André Avelino (1521-1608) foi especialmente próximo dos Duques de Parma e em especial de D. Maria, neta de D. Manuel, Duquesa de Parma, casada com Alexandre Farnese, com quem trocou correspondência quando se viu obrigado a deixar a Itália. Declarado especial protector contra acidentes apopléticos e morte repentina, foi canonizado em 22 de Maio de 1712.

Refs.: Inocêncio VII, 337. - D. THOMÁS CAETANO DE BEM, Clerigo regular Theatino, Mestre em Theologia, Chronista da Real Casa de Bragança, Academico da Academia Real da Historia, e da Liturgica Pontificia de Coimbra, Socio da Academia Real. [1718-1797]

148) Vida de Sancto André Avellino, clerigo regular, especial protector contra accidentes apopleticos e mortes repentinas. Lisboa, na Offic. de Miguel Manescal da Costa 1767. 4.º de XXXIV-791 pag.


Temáticas

Referência: 1606PG026
Local: M-9-F-33


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters