RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 106091

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



GALENO, Claudio. SECVNDVM HIPPOCRATEM Medicorum Facile principis opus de vsu partium corporis humani,

 magna cura ad exemplaris Graeci veritatem castigatum, vniverso hominum generi apprime necessarium, Nicolao Regio Calabro interprete. (Gravura com a marca do impressor) PARISIIS. EX OFFICINA Simonis Colinaei. 1528.

In 8º. De 22,9x17,5 cm. Com [xxxii], 484 págs.

Encadernaçãoda época em pergaminho com cota de biblioteca e o título escritos à pena na lombada.

Impressão sobre papel de excelente qualidade adornada com capitulares xilográficas decorativas. Corte das folhas carminado e com o título da obra escrito em letra coeva no corte do pé das folhas. 

O corpo do texto com belos caracteres redondos. Grandes margens que incluem apostilhas e títulos impressos assim como numerosas anotações manuscritas em latim, em letra coeva.

As páginas preliminares sem numeração incluem: Candido Lectori (ao leitor bem intencionado) Elogios em verso latino ao autor da obra e índice impresso a duas colunas.

Exemplar com Ex-libris gravado de Umberto Calamida colado no interior da pasta anterior.

Muito rara e valiosa obra de medicina numa cuidada edição da primeira metade do século XVI. Com o título: «Do uso das partes do corpo humano». É tradução latina, do Século XVI, do original grego da autoria de Nicolao Regio da Calábria.

Nela o autor tenta perceber e demonstrar que as partes do corpo humano não podiam estar dispostas de melhor maneira do que se apresentam e que estão totalmente adaptadas às funções para que foram criadas.

Obra dividida em 17 livros, que descreve as partes do corpo humano sendo os três primeiros livros dedicados aos membros anteriores e posteriores, os IVº e Vº aos órgãos da digestão e evacuação, os VIº e VIIº aos órgãos contidos no tórax, os VIIIº a XIIº aos órgãos da cabeça e pescoço, o XIIIº descreve os nervos do tórax e pescoço e as vertebras, os XIVª e XVº tratam dos órgãos de reprodução e da formação e estrutura do feto, o XVIº das veias, artérias e nervos e o XVIIº recapitula os livros anteriores e expõe as ideias do autor respeitantes às proporções das diferentes partes do corpo em relação umas às outras e ao universo, citando muitos poetas e escritores do mundo clássico.

Cláudio Galeno de Pérgamo (129-216) foi juntamente com Hipócrates um dos maiores médicos do mundo clássico e a sua influência dominou os conhecimentos médicos até ao Século XVIII. Foi autor de uma vasta obra escrita em grego, que chegou até aos nossos dias, em parte no original grego e em parte em traduções latinas antigas. Trata-se de uma suma enciclopédica que não se limita aos vários ramos da medicina mas que a estuda contextualizada com os conhecimentos de outras áreas do saber como a filosofia, as matemáticas, a arquitectura, a filologia e a literatura. Durante a idade média foi menos conhecido na Europa, mas as suas obras continuaram a ser lidas e divulgadas em Bizâncio e traduzidas pelos cientistas árabes. O maior conhecimento da obra de Galeno a partir do Renascimento impulsionou o desenvolvimento da medicina, pois o médico grego dava grande importância à experimentação e ao estudo da anatomia.


Temáticas

Referência: 1609PG029
Local: M-9-F-6

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters