RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78930

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PAEZ VIEGAS. (António) PRINCIPIOS DEL REYNO DE PORTUGAL.

Con la Vida e Hechos de Don Alfonso Henriquez su primero Rey. Y con los princípios de los otros Estados Christianos de España. AL PRINCIPE N. SEÑOR. Por ANTONIO PAEZ VIEGAS Comendador de N. Señora de la Charidad, en la Orde[n] de Christo, y Alcayde Mayor de la Villa de Barcelos. [Colofón]: EN LISBOA. Con licencia de la S. Inquisicion, Ordinario, y del Rey. Por Paulo Craesbeeck Impressor, y mercader de libros. Año MDC. XXXXI. [1641].

In fólio de 26x19 cm. Com [vi], 246 fólios. Encadernação da época inteira de pele com nervos, ferros a ouro e rótulo na lombada. Corte das folhas levemente carminado.

A encadernação está ressequida nas pastas e apresenta danos, com perda de pele nas charneiras. O papel é de excelente qualidade e muito sonante, apresentando apenas um ligeiro restauro no canto superior das três últimas folhas.  

Ilustrado com magnífico frontispício decorativo aberto a chapa de metal, assinado 'Augusto Suarez Florian fecit'. O título está enquadrado numa bela composição arquitectónica, ladeada por figuras femininas representando a Fé e a Piedade, encimado pelas armas de Portugal e sobrepujado pela representação do Milagre de Ourique, dentro de moldura redonda. 

Bela impressão em caracteres redondos, e com caracteres itálicos na dedicatória, índice, títulos e citações, ornamentada, nas folhas preliminares, com cabeção com motivos florais com o trigrama sagrado ao centro, outro com uma bela composição de elementos florais, zoológicos e antrpomórficos e com iniciais decoradas com elementos florais. O fólio 1 frente está decorado com uma cabeção composto por uma tarja com figuras de crianças envolvidas por uma tarja e com uma inicial ornamentada, sendo igual esquema com variantes repetido no início de cada um dos seis livros que compõem a obra.      

As folhas preliminares contêm dedicatória ao Princípe D. Teodósio, filho do Rei D. João IV, prólogo Al Lector, Licenças datadas de 2 de Abril a 17 de Setembro de 1641, que incluem apreciações de Fr. Francisco Brandão, Francisco Cardoso de Torneo, Pero da Sylva e Sebastião César de Meneses, erratas e índice analítico.

Exemplar com erros de numeração dos fólios, mas sem faltas, que pertence à variante principal com menos erros, segundo a Biblioteca Nacional de Portugal.  

Obra muito rara e de grande importância para as colecções da Restauração de Portugal e para o estudo da revolução de 1640 e a subida ao trono da Dinastia de Bragança. 

Nela o autor descreve a vida de D. Afonso Henriques e refere o juramento que fez nas Cortes de Coimbra de 1152, (transcrito a folhas 121-123), em que refere o Milagre de Ourique, as promessas e profecias que Cristo lhe fez e que incluiam a previsão de Portugal se libertar depois de sessenta anos de cativeiro.     

Antonio Pais Viegas (Manjões 15?- Lisboa 1650) Cavaleiro da Ordem de Cristo, Comendador da Comenda de Santa Maria da Caridade em Évora, Alcaide-mor de Barcelos, Secretario de D. João IV, para cuja elevação ao trono muito concorreu, e de quem foi sempre bemquisto e consultado nos negócios mais árduos da monarquia naqueles tempos difíceis. Publicou as seguintes obras anónimas em português: Manifesto do reino de Portugal, no qual se declara o direito, as causas e o modo que teve para eximir-se da obediencia d’Elrei de Castella, e tomar a voz do Serenissimo D. João IV do nome, e XVIII entre os reis verdadeiros d’este reino. Lisboa, por Paulo Craesbeeck 1641, e mais duas relações de batalhas travadas com os castelhanos em 1644. 

Marinha. Impressos do séc. XVII, 918. 

Iberian Books B8072 [51611].

Monteverde 3943. 

Ameal, 1704. 

Azevedo-Samodães, 2324. 

Inocêncio I, 218: Principios del Reyno de Portugal con la vida y hechos de Don Alfonso Henriques su primero rey, y con los principios de los otros Estados christianos de Hespaña. Lisboa, por Paulo Craesbeeck 1641, fol. de VI 246 folhas, numeradas só na frente. De frontispício serve uma elegante portada gravada a buril pelo já dito artista Floriano. É obra escrita com diligente investigação, e com estilo grave e puro, no sentir do Padre João Baptista de Castro, e dos nossos amigos filólogos.

Barbosa Machado I, 343. 


Temáticas

Referência: 1910PG023
Local: M-9-E-57


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters